A B3 lança hoje um serviço para automatizar a leitura e distribuição de eventos corporativos divulgados recorrentemente pelas companhias de capital aberto em atas de assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, comunicados ao mercado, avisos aos acionistas e outros documentos.
O serviço utiliza tecnologia de machine learning para ler, classificar e extrair desses documentos dados relevantes sobre proventos e divulgá-los para os clientes do produto, de forma organizada, assim que a notícia é publicada pelo emissor.
O cliente consegue ainda ter acesso ao histórico das comunicações relacionadas a cada evento corporativo para que ele possa acompanhar seu ciclo de vida, do início ao encerramento.
"Nosso objetivo com o produto é otimizar o trabalho de nossos clientes, principalmente custodiantes e aqueles que atuam no back office, que precisam acompanhar esses documentos e atuar com celeridade para extrair deles todas as informações que precisam", afirma Adolpho Bianchi, superintendente de Produtos, Serviços de Tecnologia e Market Data da B3.
Nesse primeiro momento, os robôs buscarão dados de cinco tipos de eventos corporativos: dividendos; dividendos para BDRs; juros sobre capital próprio; subscrição e bonificação. A expectativa é de que, validado o formato, novos eventos sejam implementados ao longo dos próximos anos.
O pacote "Eventos Corporativos" chega como uma funcionalidade do Up2data, o serviço de dados da B3 que disponibiliza dados de cadastro de instrumentos, posições em aberto, informações de negócios, preço de ajuste e de referência, e indicadores econômicos dos mercados de Commodities, Juros, Moedas, Renda Variável, entre outras informações.