A InterSystems acaba de anunciar que o New York eHealth Collaborative (NYeC), organização sem fins lucrativos que visa a melhorar o tratamento de saúde dos moradores de Nova York por meio da tecnologia da informação, escolheu o InterSystems HealthShare como sua tecnologia de base para o intercâmbio de informações de saúde (HIE) para a Rede de Informações de Saúde do Estado de Nova York (Statewide Health Information Network of New York, SHIN-NY).
“Temos a responsabilidade de desenvolvimento e implementação do SHIN-NY com o objetivo de conectar diferentes stakeholders em todo o estado e facilitar a comunicação de informações vitais de saúde”, diz David Whitlinger, diretor executivo da NYeC. “O HealthShare proporciona um grupo de recursos avançados e abrangentes que são essenciais para alcançar nosso objetivos centrais de interoperabilidade. Ele possibilita atender às nossas necessidades imediatas de agregação inteligente e intercâmbio de dados e, simultaneamente, estabelece uma plataforma na qual soluções mais robustas podem ser desenvolvidas”.
“Além disso, o HealthShare é atualmente usado por múltiplas organizações regionais de informações de saúde em Nova York”, diz Whitlinger. Ele ressalta que a solução da InterSystems é a plataforma estratégica que dá base ao Brooklyn Health Information Exchange, uma instituição regional que desenvolveu um sistema de referência para a iniciativa NYeC.
Alavancando os investimentos
O NYeC irá implementar uma série de serviços centrais que serão usados pelos participantes do SHIN-NY para intercambiar informações entre diferentes organizações de saúde. “Essa aproximação leva em conta redes existentes e alavanca os investimentos feitos por estabelecer uma base comum para uso do SHIN-NY”, diz Whitlinger. As funções clínicas identificadas como prioridade para suporte pelo SHIN-NY são entrega de informação clínica pertinente dos pacientes aos fornecedores de serviços de saúde; relatórios de saúde pública e entrega de serviços de saúde aprimorada.
Mais de US$ 300 milhões em fundos federais e estaduais estão sendo alocados para acelerar o HIE e o uso de tecnologia da informação para a saúde em Nova York nos próximos três anos. “O sucesso do NYeC irá depender da utilização dos recursos estaduais e federais para criar uma infraestrutura sustentável de HIE que suporte iniciativas espalhadas para aprimorar a qualidade de saúde pública e reduzir custos”, diz Whitlinger. “Estamos ansiosos para trabalhar de forma próxima com a InterSystems para desenvolver e implementar uma infraestrutura baseada em HealthShare que será fundamental para prover acesso fácil e seguro a um registro de saúde único e abrangente para cada paciente, que possibilitará nosso sucesso”.
De acordo com Paul Grabscheid, vice-presidente de Planejamento Estratégico da InterSystems “O InterSystems HealthShare suporta uma série de padrões e protocolos que irão possibilitar o compartilhamento de informações críticas de saúde em todo o estado, promovendo um modelo de HIE para iniciativas nacionais. Além disso, o HealthShare inclui a tecnologia Active Analytics, que possibilita análises sofisticadas sobre dados de pacientes e da população”.