As vendas mundiais de computadores conhecidos como all-in-one (tudo-em-um) – que reúnem em um único gabinete a unidade central de processamento (CPU) e o monitor – devem crescer 20% neste ano em relação a 2011, com 16,4 milhões de equipamentos comercializadas, segundo previsão da IHS iSupply.
O ritmo de crescimento dessa categoria de PC deve continuar nos próximos anos. Em 2016, a previsão é que sejam embarcadas 24,8 milhões de unidades, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de quase 13%. A consultoria acredita que o rápido crescimento do mercado de all-in-one pode, de fato, salvar o segmento de desktops em geral, atingido pela concorrência com outros dispositivos como smartphones, tablets e até mesmo computadores portáteis, como notebooks e ultrabooks – que devem registrar declínio nas vendas.
No ano passado, a Apple foi a fabricante de all-in-one com maior participação de mercado (28%), seguida pela Lenovo, Dell, HP e Sony. A maior fabricante em regime de OEM de PCs tudo-em-um foi a Quanta Computer, de Taiwan, cujos clientes incluem Apple, Lenovo e HP. Pegatron e Wistron, também de Taiwan, foram outras importantes fabricantes de máquinas dessa categoria.