A evolução do atendimento ao cliente está na habilidade de criar conexões surpreendentes

0

A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças para a sociedade e empresas, que precisaram se adaptar e investir em novas ferramentas para manter a produtividade de forma remota. Com o isolamento social, o consumidor migrou para as experiências digitais de compra e de serviços. Como resultado, os contact centers foram inundados com um volume de chamadas sem precedentes, ao mesmo tempo que as empresas precisaram adequar a rotina dos colaboradores remotamente para conter a propagação do vírus. Essas mudanças, apesar de desafiadoras, são uma importante janela de oportunidade para inovar no atendimento ao cliente. Mas uma lição que a pandemia trouxe é fundamental para o futuro: a jornada digital é o principal elo na conexão com os clientes. E as centrais de atendimento estão no centro deste universo.

Prova disso é um levantamento feito pelo Gartner, que aponta que até 2022, 70% das interações com o consumidor serão feitas por meio de soluções de Machine Learning, chatbots e mobile messaging. O mesmo estudo destaca algumas tecnologias emergentes que terão grande impacto nos projetos de Customer Experience (CX) — experiência do cliente — nos próximos três anos. Uma delas — que foi, inclusive, reforçada durante a pandemia — é a  omnicanalidade. Entender a importância do formato omnichannel e unificar as redes de suporte ao consumidor para que tenham acesso ao histórico de cada pessoa é fundamental. Um estudo da Microsoft aponta que 72% das pessoas esperam que os atendentes tenham conhecimento de seu histórico; um indicador que demonstra também a relevância da experiência na jornada do cliente.

O conceito de personalização começa pelo atendimento. Os clientes esperam mais das marcas quando se trata de conveniência, tempos de resolução e experiência do agente, e isso inclui oferecer a ele ferramentas e inovações digitais que agilizem o diálogo, a jornada ou soluções de algum problema. A omnicanalidade vai além da conexão entre os canais: ela se preocupa com a experiência do consumidor. E o resultado é claro: quando as empresas abraçam a inovação e cumprem essas expectativas, elas são recompensadas com maiores taxas de retenção e fidelização.

Assim como a maioria das empresas que tiveram que mudar de operação para se ajustar aos impactos da pandemia na sociedade, setores de call centers e as equipes de atendimento ao cliente precisam implantar agora soluções que lhes permitirão permanecer não apenas competitivas, mas eficientes, independentemente das circunstâncias ou eventos de crise. O caminho é investir em Inteligência Artificial e outras tecnologias e aprimorá-las para que o atendimento seja cada vez mais personalizado e humanizado. Mesmo com a vacinação contra o Covid-19 avançando no Brasil e no mundo, o futuro ainda é incerto. Mas está claro que as empresas mais bem preparadas para fornecer CX de forma excepcional — para criar conexões surpreendentes — serão as que irão liderar o setor de contact center.

Ricardo Gorski, diretor de Vendas e Marketing da Wittel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.