ABCripto lança Código de Autorregulação para o setor nacional de ativos digitais

2

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lança, nesta quinta-feira (13/8), um Código de Autorregulação para o setor cripto nacional. A entidade reúne as empresas responsáveis por cerca de 80% do volume de transações com ativos digitais no Brasil (o bitcoin é o principal) – são elas: BitBlue, BitPreço, Foxbit, Mercado Bitcoin, NovaDax e Ripio.

O lançamento será feito durante uma live, a partir das 19h30, na plataforma da Pligo, por este endereço.

A Pligo é uma startup que planeja, produz, organiza e executa eventos digitais corporativos (ela integra o programa de startups da IBM). As empresas associadas à ABCripto também transmitirão em suas redes sociais.

Durante o evento online, a ABCripto e as associadas assinarão o documento utilizando tecnologia blockchain com a ferramenta da GrowthTech, empresa que desenvolve soluções em blockchain para os mercados cartorário e imobiliário, entre outros.

"O objetivo do Código de Autorregulação é colaborar com o aperfeiçoamento das práticas operacionais por parte das empresas e com a adequação a padrões de compliance, ajudando a preencher a lacuna regulatória do setor e a aumentar os mecanismos de proteção ao usuário e a segurança jurídica", explica o diretor-executivo da ABCripto, Safiri Felix.

Ele frisa que o documento é um marco para o ecossistema cripto, juntamente com a Instrução Normativa 1888/2019 da Receita Federal, que estabelece padrões operacionais para reporte das transações envolvendo criptoativos. "A Autorregulação contribuirá para organizar o mercado, promover a cooperação plena dos associados com os órgãos competentes, aumentar a confiabilidade dos agentes do mercado e reduzir as assimetrias nas informações disponíveis para os usuários", destaca Felix.

Com o código da ABCripto, o mercado cripto passará a adotar padrões para políticas de "conheça seu cliente" e "conheça sua transação", que contribuem para evitar o mau uso dos ativos digitais e viabilizam o envio de informações ao COAF. O documento aproxima o setor de entidades como o FATF-GAFI, órgão internacional de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, que administra e aplica recomendações e sanções, baseadas em políticas globais integradas.

O mercado de criptoativos tem crescido no Brasil e no mundo e a autorregulação visa proteger a integridade dos participantes dessa verdadeira disrupção na maneira como as pessoas lidam com o dinheiro. A expectativa é de que sejam movimentados mais de R$ 100 bilhões ao longo de 2020 no mercado brasileiro, impulsionados pelo aumento da demanda originado com o atual contexto econômico global.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.