Startup brasileira anuncia a exportação de veículos autônomos a partir de 2022

0

A Synkar, startup brasileira que desenvolve robôs autônomos para diversas finalidades, por meio de inteligência artificial e machine learning, vai iniciar a exportação de veículos autônomos em 2022. Com plantas fabris em desenvolvimento no Brasil e na China, a empresa prevê a produção inicial de 200 unidades, que já estão completamente vendidas para empresas da Irlanda, Canadá, Portugal, Malásia e Brasil.

"O próximo ano será dedicado para ajustes de processos, por isso não vamos atender a toda demanda e estamos com fila de espera para 2023, quando pretendemos elevar a produção para 1.000 unidades por ano", explica Matheus Theodoro, cofundador e CEO da Synkar. E acrescenta que no Brasil, a maior parte as reservas têm sido de empresas e condomínios horizontais.

Focado no mercado indoor, como espaços em shoppings centers e condomínios industriais e residenciais, os robôs têm capacidade de carregar até 30kg em produtos. A inteligência artificial de navegação permite que os usuários acompanhem o status de entrega com precisão e sua bateria tem autonomia de 12 horas.

Os veículos da Synkar são modais que atendem a uma grande diversidade de aplicações, entre elas o transporte de mercadorias. "A aplicação dos nossos robôs não está apenas na otimização e melhoria dos serviços que para os quais já é destinado. Mas também no leque de possibilidades de serviços que ainda sequer existem, mas que serão oferecidos a partir dele", afirma Theodoro.

No Brasil, o modelo mais conhecido dos robôs da Synkar, é a ADA, utilizada pelo iFood. Atualmente, a ADA funciona como intermediária entre entregadores e lojas no shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e também está sendo testada em condomínios fechados da cidade, realizando o intermédio entre o entregador e o cliente final.

Os veículos autônomos da Synkar passam por treinamentos para aprendem a detectar informações importantes, identificar obstáculos como pessoas ou veículos e tomar decisões baseadas nessas informações em tempo real. Essas informações partem de câmeras estrategicamente posicionadas, que captam imagens que são processadas por uma plataforma de inteligência artificial que as analisa e repassa para os algoritmos de localização e decisão, informando o robô sobre o ambiente onde ele se encontra e qual o possível caminho até o destino determinado.

Os robôs também têm sensores auxiliares em seu entorno, permitindo a detecção imediata de obstáculos complementando a informação visual nos processos de navegação e localização. Além disso, contam com um sistema de raios UV-C, eliminam todos os microorganismos, incluindo o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.

Assista ao filme sobre os carros autônomos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.