Ataques virtuais crescem no país e ampliam a busca por seguro cibernético

0

Os ataques virtuais estão em alta no país. Segundo levantamento realizado pela Checkpoint Research, a média de ataques hackers a redes e sistemas de informação cresceu 46% no Brasil no segundo trimestre deste ano. Os dados da empresa também apontam que a média de incidentes no país é de 1.540 por semana, superior à média global (1.200).

Diante do risco crescente, a oferta e a procura por seguros cibernéticos registram crescimento exponencial. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), os prêmios da modalidade totalizaram R? 103,2 milhões em 2021, mais que o dobro do registrado no ano anterior (R? 41,2 milhões).

A Wiz Corporate, unidade de negócio da Wiz (B3:WIZS3) voltada para a distribuição de seguros e produtos financeiros ao mercado B2B, oferece o Seguro Cyber, para proteção de riscos cibernéticos, com cobertura para quaisquer tipos de ataques hackers, os principais casos de vazamento, mal uso e violação de privacidade de dados.

Dentre as principais coberturas oferecidas estão: serviços de perícia forense digital; custos para restauração e recuperação de dados; lucros cessantes por interrupção de rede; pagamento de resgate (extorsão); gastos de notificação e monitoramento (LGPD); custos de defesa; multas e penalidades (LGPD); pagamento por danos decorrentes de uma decisão judicial ou arbitral ou de um acordo.

A apólice do Seguro Cyber é feita para minimizar os prejuízos de vazamentos dos dados de clientes e dos dados corporativos das empresas de todos os portes e segmentos, incluindo os gastos com resgate para recuperação das informações, que podem ser elevados.

LGPD traz preocupação extra

Além do crescimento dos ataques virtuais, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor desde o final de 2020, ampliou a preocupação das empresas com a proteção dos dados. O vazamento pode trazer não somente prejuízos financeiros ao caixa, mas causar danos irreparáveis à reputação da companhia.

O executivo ressalta que uma das penalizações aplicadas pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) às companhias que sofrem ataques hacker é o pagamento de multa, que pode chegar até R? 50 milhões. Com o Seguro Cyber, caso o cliente sofra uma invasão, a apólice quita essa multa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.