O Renault Group anuncia nesta quinta-feira, 13, a criação de uma nova unidade de negócios dedicada à economia circular: The Future Is NEUTRAL. Ao reunir sob uma nova marca as expertises e ativos industriais e tecnológicos existentes do grupo e de seus parceiros, a unidade The Future Is NEUTRAL é a primeira empresa a atuar em toda a cadeia de valor da economia circular na indústria automotiva, para atender a todos os players do setor além do Renault Group.
Em um contexto de transição energética marcado pela crescente escassez de recursos naturais e o aumento do preço das matérias-primas, esta unidade de negócios vai desenvolver várias soluções tecnológicas e industriais, graças à expertise de suas subsidiárias e uma rede de parceiros já em atividade. Ela permitirá que os players do setor automotivo aumentem significativamente seus respectivos índices de utilização de materiais reciclados provenientes de automóveis para a produção de veículos novos. Atualmente, um veículo novo inclui apenas 20% a 30% de materiais reciclados, provenientes de todos os setores da indústria.
Em curto prazo, esta unidade de negócios tem o objetivo de expandir suas atividades existentes, por meio de um modelo de negócios dedicado e o desenvolvimento de novas perspectivas de mercado na indústria automotiva. Com o objetivo de atingir um faturamento superior a 2,3 bilhões de euros e uma margem operacional2 superior a 10% até 2030 por meio de seu portfólio de atividades, a unidade The Future Is NEUTRAL tem a ambição de ocupar a liderança em escala industrial e na Europa da economia circular em ciclo fechado, na indústria automotiva.
Para acelerar seu desenvolvimento e fortalecer sua liderança em um mercado em forte crescimento, a unidade The Future Is NEUTRAL está abrindo uma parcela minoritária de seu capital para investidores externos, com o objetivo de obter financiamento conjunto para seus investimentos da ordem de 500 milhões de euros até 2030.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, declarou: "Hoje, estamos avançando em mais uma etapa de nosso compromisso histórico com a economia circular. Nossas subsidiárias Gaia, Indra e Boone Comenor, assim como a Refactory de Flins, já demonstraram nossa capacidade de gerar atividades para criar valor econômico, social e ambiental durante todo o ciclo de vida dos veículos. Graças a esta experiência e com a certeza do potencial destas atividades, estamos acelerando para criar a unidade The Future Is NEUTRAL, para reunir uma parte significativa de nossos ativos industriais e tecnológicos, bem como nossa rede de parceiros estratégicos. A missão desta unidade é expandir suas atividades com planos estratégicos ambiciosos e novas perspectivas de mercado, oferecendo soluções de reciclagem em ciclo fechado, ou seja, do automóvel para o automóvel, para uma indústria automotiva que tem enfrentado desafios climáticos, novas exigências regulamentares e tensões cada vez maiores em relação aos recursos naturais. A nossa ambição é fazer com que a reciclagem entre em uma nova era, para nos tornarmos o líder europeu da economia circular na indústria automotiva".
"Do carro para o carro", ou o automóvel como matéria-prima
Na Europa, a cada ano 11 milhões de veículos chegam ao final de suas vidas. Apesar de constituir aproximadamente 85% de materiais recicláveis, este recurso é subestimado. Por isso, os veículos novos incluem apenas 20% a 30% de materiais reciclados, provenientes de todos os setores da indústria. Ou seja, apenas 20% a 30% de materiais recicláveis são utilizados na produção de novos veículos. Atualmente, a maior parte dos materiais recicláveis dos veículos em fim de vida é destinada a outras aplicações industriais, como metalurgia e construção, entre outros. O objetivo da unidade de negócios 'The Future Is NEUTRAL' é manter o valor das peças e materiais pelo maior tempo possível, para que, em longo prazo, a indústria atinja um nível muito superior de materiais reciclados provenientes da indústria automotiva para a produção de novos veículos.
Jean-Philippe Bahuaud, CEO da The Future is NEUTRAL, informou que: "no setor automotivo, o primeiro recurso subexplorado é o próprio carro, que é composto de mais de 85% de metais e plásticos. A unidade 'The Future Is NEUTRAL' conta com o know-how para converter este potencial em novas alavancas de crescimento. Esta nova unidade de negócios tem o objetivo de alavancar a indústria automotiva para a neutralidade de recursos, extraindo a maior quantidade possível de materiais de cada veículo para produzir um novo modelo".
As expertises da unidade The Future Is NEUTRAL
A força desta empresa é mobilizar uma rede de subsidiárias e parceiros para coletar peças, materiais e baterias provenientes de desmanches de veículos, refugos industriais e oficinas, durante todo o ciclo de vida do automóvel. Graças a este ecossistema, a unidade The Future Is NEUTRAL desenvolve ciclos de economia circular em cada etapa da vida da um veículo, desde a fase de produção e uso até o fim de vida dos veículos.
De forma concreta, a unidade The Future Is NEUTRAL se baseia na subsidiária Gaia, cujas atividades de reparação de baterias, coleta e reutilização de peças e reciclagem de materiais provenientes de veículos em fim de vida (VFV) são baseadas em Flins. Junto com a Suez, seu parceiro de referência, esta unidade também controla duas empresas: a Indra, líder em tratamento de VFV na França, que conta com mais de 370 centros conveniados, e a Boone Comenor, especialista em reciclagem de refugo de metais provenientes da indústria.
Trabalhando com seus parceiros industriais, a unidade The Future Is NEUTRAL tem a ambição de se tornar o líder europeu da reciclagem de baterias em ciclo fechado em linha com a regulamentação, para atrair outras montadoras de automóveis por meio de um processo industrial de primeira ordem em termos de rendimento e pureza e garantir o nível necessário de conteúdo reciclado em suas baterias, pelo melhor custo. Para desenvolver a primeira solução de reciclagem de baterias em ciclo fechado da Europa, esta unidade de negócios de baseia no maior parque de veículos elétricos[4], uma química de alto conteúdo[5] e contando com a crescente rede da INDRA para ajudar na coleta de baterias e a expertise da GAIA para o diagnóstico. A unidade 'The Future is NEUTRAL' também vai trabalhar com seus parceiros fabricantes de baterias, como a Verkor, para o aproveitamento conjunto de suas baterias em fim de vida com os refugos de produção.
Para realizar suas operações, a unidade 'The Future is NEUTRAL' se baseia em inúmeras competências técnicas, desde a engenharia avançada e a engenharia química até a exploração de dados que está no centro de seu modelo de negócios, para otimizar a performance econômica e ambiental de suas soluções.
A unidade 'The Future Is NEUTRAL' também oferece uma solução de consultoria na área automotiva, bem como treinamentos dedicados à economia circular, com o suporte do campus da Indústria Circular da Mobilidade (ICM) baseada na cidade francesa de Flins, dentro do projeto da universidade da empresa do grupo, a ReKnow University.