Renault anuncia nova unidade de reciclagem

0

O Renault Group anuncia nesta quinta-feira, 13, a criação de uma nova unidade de negócios dedicada à economia circular: The Future Is NEUTRAL. Ao reunir sob uma nova marca as expertises e ativos industriais e tecnológicos existentes do grupo e de seus parceiros, a unidade The Future Is NEUTRAL é a primeira empresa a atuar em toda a cadeia de valor da economia circular na indústria automotiva, para atender a todos os players do setor além do Renault Group.

Em um contexto de transição energética marcado pela crescente escassez de recursos naturais e o aumento do preço das matérias-primas, esta unidade de negócios vai desenvolver várias soluções tecnológicas e industriais, graças à expertise de suas subsidiárias e uma rede de parceiros já em atividade. Ela permitirá que os players do setor automotivo aumentem significativamente seus respectivos índices de utilização de materiais reciclados provenientes de automóveis para a produção de veículos novos. Atualmente, um veículo novo inclui apenas 20% a 30% de materiais reciclados, provenientes de todos os setores da indústria.

Em curto prazo, esta unidade de negócios tem o objetivo de expandir suas atividades existentes, por meio de um modelo de negócios dedicado e o desenvolvimento de novas perspectivas de mercado na indústria automotiva. Com o objetivo de atingir um faturamento superior a 2,3 bilhões de euros e uma margem operacional2 superior a 10% até 2030 por meio de seu portfólio de atividades, a unidade The Future Is NEUTRAL tem a ambição de ocupar a liderança em escala industrial e na Europa da economia circular em ciclo fechado, na indústria automotiva.

Para acelerar seu desenvolvimento e fortalecer sua liderança em um mercado em forte crescimento, a unidade The Future Is NEUTRAL está abrindo uma parcela minoritária de seu capital para investidores externos, com o objetivo de obter financiamento conjunto para seus investimentos da ordem de 500 milhões de euros até 2030.

Luca de Meo, CEO do Renault Group, declarou: "Hoje, estamos avançando em mais uma etapa de nosso compromisso histórico com a economia circular. Nossas subsidiárias Gaia, Indra e Boone Comenor, assim como a Refactory de Flins, já demonstraram nossa capacidade de gerar atividades para criar valor econômico, social e ambiental durante todo o ciclo de vida dos veículos. Graças a esta experiência e com a certeza do potencial destas atividades, estamos acelerando para criar a unidade The Future Is NEUTRAL, para reunir uma parte significativa de nossos ativos industriais e tecnológicos, bem como nossa rede de parceiros estratégicos. A missão desta unidade é expandir suas atividades com planos estratégicos ambiciosos e novas perspectivas de mercado, oferecendo  soluções de reciclagem em ciclo fechado, ou seja, do automóvel para o automóvel, para uma indústria automotiva que tem enfrentado desafios climáticos, novas exigências regulamentares e tensões cada vez maiores em relação aos recursos naturais. A nossa ambição é fazer com que a reciclagem entre em uma nova era, para nos tornarmos o líder europeu da economia circular na indústria automotiva".

"Do carro para o carro", ou o automóvel como matéria-prima

Na Europa, a cada ano 11 milhões de veículos chegam ao final de suas vidas. Apesar de constituir aproximadamente 85% de materiais recicláveis, este recurso é subestimado. Por isso, os veículos novos incluem apenas 20% a 30% de materiais reciclados, provenientes de todos os setores da indústria. Ou seja, apenas 20% a 30% de materiais recicláveis são utilizados na produção de novos veículos. Atualmente, a maior parte dos materiais recicláveis dos veículos em fim de vida é destinada a outras aplicações industriais, como metalurgia e construção, entre outros. O objetivo da unidade de negócios 'The Future Is NEUTRAL' é manter o valor das peças e materiais pelo maior tempo possível, para que, em longo prazo, a indústria atinja um nível muito superior de materiais reciclados provenientes da indústria automotiva para a produção de novos veículos.

Jean-Philippe Bahuaud, CEO da The Future is NEUTRAL, informou que: "no setor automotivo, o primeiro recurso subexplorado é o próprio carro, que é composto de mais de 85% de metais e plásticos. A unidade 'The Future Is NEUTRAL' conta com o know-how para converter este potencial em novas alavancas de crescimento. Esta nova unidade de negócios tem o objetivo de alavancar a indústria automotiva para a neutralidade de recursos, extraindo a maior quantidade possível de materiais de cada veículo para produzir um novo modelo".

As expertises da unidade The Future Is NEUTRAL

A força desta empresa é mobilizar uma rede de subsidiárias e parceiros para coletar peças, materiais e baterias provenientes de desmanches de veículos, refugos industriais e oficinas, durante todo o ciclo de vida do automóvel. Graças a este ecossistema, a unidade The Future Is NEUTRAL desenvolve ciclos de economia circular em cada etapa da vida da um veículo, desde a fase de produção e uso até o fim de vida dos veículos.

De forma concreta, a unidade The Future Is NEUTRAL se baseia na subsidiária Gaia, cujas atividades de reparação de baterias, coleta e reutilização de peças e reciclagem de materiais provenientes de veículos em fim de vida (VFV) são baseadas em Flins. Junto com a Suez, seu parceiro de referência, esta unidade também controla duas empresas: a Indra, líder em tratamento de VFV na França, que conta com mais de 370 centros conveniados, e a Boone Comenor, especialista em reciclagem de refugo de metais provenientes da indústria.

Trabalhando com seus parceiros industriais, a unidade The Future Is NEUTRAL tem a ambição de se tornar o líder europeu da reciclagem de baterias em ciclo fechado em linha com a regulamentação, para atrair outras montadoras de automóveis por meio de um processo industrial de primeira ordem em termos de rendimento e pureza e garantir o nível necessário de conteúdo reciclado em suas baterias, pelo melhor custo. Para desenvolver a primeira solução de reciclagem de baterias em ciclo fechado da Europa, esta unidade de negócios de baseia no maior parque de veículos elétricos[4], uma química de alto conteúdo[5] e contando com a crescente rede da INDRA para ajudar na coleta de baterias e a expertise da GAIA para o diagnóstico. A unidade 'The Future is NEUTRAL' também vai trabalhar com seus parceiros fabricantes de baterias, como a Verkor, para o aproveitamento conjunto de suas baterias em fim de vida com os refugos de produção.

Para realizar suas operações, a unidade 'The Future is NEUTRAL' se baseia em inúmeras competências técnicas, desde a engenharia avançada e a engenharia química até a exploração de dados que está no centro de seu modelo de negócios, para otimizar a performance econômica e ambiental de suas soluções.

A unidade 'The Future Is NEUTRAL' também oferece uma solução de consultoria na área automotiva, bem como treinamentos dedicados à economia circular, com o suporte do campus da Indústria Circular da Mobilidade (ICM) baseada na cidade francesa de Flins, dentro do projeto da universidade da empresa do grupo, a ReKnow University.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.