Dez empresas de TI de Santa Catarina devem se instalar em Portugal até final de novembro, dentro do programa de Incubação Cruzada desenvolvido pelo Instituto Gene, incubadora tecnológica ligada à Universidade de Blumenau (SC).
O projeto inédito no Brasil é uma cooperação entre o Gene e o Parkurbis, incubadora tecnológica da cidade portuguesa de Covilhã. "Seu objetivo é contribuir para a internacionalização das empresas participantes.
No caso das empresas brasileiras o programa facilita o acesso ao mercado Europeu", informa Carlos Eduardo Negrão Bizotto, diretor executivo do Instituto Gene. A inauguração do escritório que vai funcionar de base para as empresas brasileiras em Portugal deverá ocorrer no dia 27 de novembro.
O programa teve início em julho de 2005, com um processo de seleção entre empresas incubadas em Santa Catarina. Desta seleção participaram representantes do Instituto Gene e do Parkurbis. Recentemente, esteve em Blumenau o prefeito de Covilhã, Carlos Pinto, que é também presidente do Parkurbis. Na ocasião, ele firmou um contrato com o Instituto Gene que permitirá a instalação das dez empresas catarinenses em Portugal.
O programa de incubação cruzada permitirá também que empresas de Portugal possam se instalar em Blumenau nas mesmas condições oferecidas às empresas brasileiras. ?As empresas catarinenses se organizaram mais rapidamente, apresentaram seus projetos e já estão prontas para começar a atuar?, destaca Bizzotto. ?Nosso objetivo é permitir a internacionalização de pequenas empresas de base tecnológica?, complementa.