A Progress Software do Brasil e as Faculdades Logatti estabeleceram um acordo de cooperação para disseminação da tecnologia da empresa em Araraquara (SP) e formação de mão-de-obra. A parceria é uma ampliação do Programa Universitário da empresa, que tem como meta intensificar o contato de alunos de instituições de ensino técnico com a sua tecnologia, aliando a formação de mão-de-obra qualificada a vantagens significativas para a instituição e professores. As Faculdades Logatti são a terceira instituição a fechar a parceria.
Pelo convênio, a Progress irá fornecer licenças de seus produtos, acompanhadas dos manuais, sem custo às faculdades. Além disso, vai instalar os laboratórios, capacitar os professores para o uso dessas ferramentas e realizar palestras e treinamentos aos alunos. ?Essa é uma excelente oportunidade para transmitir aos alunos know-how sobre as mais novas tecnologias desenvolvidas pela Progress, incluindo banco de dados, cliente/servidor e ferramentas de desenvolvimento de aplicações para web. A idéia é que o universitário entre no mercado de trabalho com uma ampla vantagem competitiva?, diz Rodrigo Baptista, gerente de serviços de campo da Progress Brasil.
Para Baptista, há uma enorme carência dentro das corporações por profissionais especializados em alta tecnologia, especialmente devido à constante evolução dessas tecnologias. ?Além disso, o custo das ferramentas e softwares impede o acompanhamento das inovações?, afirma.
O projeto inclui ainda a possibilidade de vinculação do aluno aos programas de estágio da Progress Software, seus parceiros e clientes e fazer uma reciclagem técnica dos professores e atualizações do software, além de manutenção ou adequação aos planos de trabalho das instituições.
A Progress tem cerca de 60 clientes na região de Araraquara, entre eles a Faber-Castell, a Rodobens e a Unimed. O convênio visa fortalecer também a posição da empresa no interior de São Paulo. As Faculdades Logatti podem se tornar um centro de atendimento da empresa na região que compreende outras cidades como Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.
A cidade foi a escolhida por causa da iniciativa da Prefeitura Municipal em tornar Araraquara um pólo de empresas de TI. A EDS está desde 2005 na cidade, com cerca de 500 empregos e a Cast já anunciou investimento de R$ 3 milhões, com a geração de cem empregos de imediato.