O novo Índice de Força de Trabalho do Slack, da Salesforce, aponta para a incerteza e o desconforto em torno do uso da Inteligência Artificial no trabalho. No Brasil, 35% dos entrevistados relatam que se sentem desconfortáveis em admitir o uso da IA para seus gerentes por medo de perderem o emprego, de serem vistos como incompetentes ou preguiçosos.
Com o tempo que a IA os ajuda a economizar, os brasileiros esperam aprender e desenvolver novas habilidades, realizar tarefas administrativas e focar em projetos de trabalho inovadores ou criativos. Plataformas de ensino gratuito como o Trailhead, da Salesforce, com módulos sobre IA podem contribuir para esta jornada.
Apesar da incerteza em torno da IA em seu local de trabalho atual, 90% dos brasileiros sentem urgência em se tornar um especialista em IA. No entanto, apenas 49% gastaram menos de cinco horas no total aprendendo a usar a IA.
Nessa jornada de desenvolvimento de habilidades, é fundamental levar em conta os diferentes perfis de uso de IA, conforme um levantamento deste ano do Slack, da Salesforce. Com a IA fazendo parte da rotina empresarial, pode-se esperar que as equipes de vendas que a utilizam tenham até 1,3 vez mais chance de ver a receita aumentar do que aquelas que não a usam, como apontou uma pesquisa recente da Salesforce.