Ao divulgar nesta terça-feira (13/12) os resultados preliminares do ano fiscal de 2005, que se encerra neste mês, o portal Terra, pertencente ao grupo Telefônica, aproveitou para anunciar também o lançamento do megasite Copa do Mundo 2006 e a nova TV Terra. De acordo com o diretor geral do portal, Fernando Madeira, o site encerrará o ano com um total de 2 milhões de assinantes, dos quais 1,3 milhão usam o serviço de banda larga.
Com base em dados do Ibope/NetRatings, Madeira ressalta que o crescimento da audiência do portal, no período compreendido entre janeiro e outubro deste ano, foi de 16%, com um total de mais de 6 milhões de pageviews e 15,2 milhões de visitantes únicos. De acordo com ele, 53,1% dos usuários de banda larga no Brasil navegaram no Terra.
A expectativa do executivo é aumentar ainda mais a audiência no ano que vem. E para alcançar esse intento a empresa aposta exatamente no Copa 2006 e a nova TV Terra. A partir de maio, uma equipe de 20 enviados especiais e correspondentes do Terra, já na Alemanha, passará a enviar, minuto a minuto, notícias de todas as 12 sedes da competição e das principais seleções, com reportagens em vídeo trazendo entrevistas e cobertura de toda a movimentação dos torcedores e jogadores brasileiros.
Além disso, uma equipe exclusiva acompanhará todos os passos do Brasil assim que a Seleção Brasileira pisar em solo europeu. Em maio, estréia também o programa diário de banda larga, Copa 2006 TV, na TV Terra, jornal multimídia que acompanhará e discutirá o dia-a-dia da preparação da seleção e dos bastidores da competição.
O Terra acompanhará todas as 64 partidas, com narração e estatísticas exclusivas. Ao final de cada jogo, direto dos estúdios do Terra na Alemanha e em São Paulo, o programa Copa 2006 TV vai discutir o dia-a-dia da Copa, com a presença de renomados jornalistas e comentaristas.
Esta é a primeira vez que um site brasileiro adquire os direitos de transmissão da Copa do Mundo para internet e celulares. A transmissão, porém, não será ao vivo, mas on demand (a edição será feita logo em seguida ao término das partidas), de acordo com exigência da Infront, empresa autorizada pela Fifa a vender os direitos de transmissão dos jogos. O acordo abrange 17 países da América Latina, nos quais o Terra está presente.
Segundo Madeira, a cobertura já conta com o patrocínio publicitário, válido para toda a América Latina, do Banco Itaú, AmBev, Ford, Vivo, Fedex, Fox, Brahma, BBVA, Banco de Crédito do Peru, Movistar, Samsung, Toyota e Pepsi. As cotas de publicidade foram totalmente vendidas no primeiro semestre, diz ele.
?Como na Copa de 2002, a internet será o grande veículo de comunicação da próxima competição. Os jogos se realizarão durante o dia, o que dá uma enorme vantagem à web. E o Terra irá oferecer o melhor conteúdo aliado às mais novas tecnologias para que o usuário não perca um lance da competição e dos bastidores?, afirma Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra.
Já o TV Terra, há cinco anos no ar, passou a incluir uma série de novos recurso e funcionalidades, como para a criação de playlists, envio de playlists e vídeos a amigos, alertas no celular e e-mail, busca de vídeos e oferta de produtos premium. Qualquer usuário poderá utilizar a nova TV Terra e seus serviços exclusivos, mesmo não sendo assinante do portal. Os usuários poderão acessar vídeos on demand e ao vivo dos mais diversos assuntos.
Além do acervo gratuito, serão disponibilizados produtos premium na nova TV Terra ? inicialmente estão disponíveis Discovery, Ele & Ela e Futebol Europeu, e, ao longo de 2006, serão agregados novos produtos. Para assistir aos vídeos dos produtos premium, os usuários devem ser assinantes dos serviços.