Como a Automação de Processos Robóticos (RPA) pode alavancar os negócios?

0

A transformação digital deixou de ser uma tendência para tornar-se algo mandatório para as organizações que desejam se manter competitivas no mercado. Para alavancar os negócios, as companhias estão se reinventando, apostando em tecnologias disruptivas e, nesse contexto, a Automação de Processos Robóticos (RPA) vem ganhando espaço graças aos benefícios que proporciona às empresas e seus colaboradores. De acordo com a IDC , em 2022, 45% das tarefas repetitivas realizadas nas empresas serão automatizadas, impulsionando a produtividade e a tomada de decisão.

Benefícios da Automação de Processos

O RPA é definido como a automação de processos manuais que diminuem a quantidade de erros humanos e garantem muito mais agilidade aos processos repetitivos, permitindo a realocação de funcionários para setores em que a sua mão de obra é mais estratégica. Além disso, a utilização de robôs diminui os custos da empresa, garante escalabilidade em atividades manuais e amplia efetivamente a eficiência operacional.

A automação de processos promove ainda outras vantagens como o aumento da capacidade das companhias para atender novas demandas em grande escala, melhoria da satisfação do cliente com a redução do tempo de resposta às solicitações padrão, aprimoramento da experiência do colaborador e seu engajamento, além da redução do risco de conformidade. O RPA também garante a consistência, confidencialidade e integridade dos dados da empresa, uma vez que com o uso da robotização na realização de atividades, não existe o risco de vazamento intencional de informações ou conteúdos adulterados.

A fácil integração entre os sistemas é outro ponto importante da automação de processos. Além de se retroalimentar, as soluções de negócios RPA são capazes de integrar diferentes plataformas, permitindo o uso das informações de maneira ampla e completa para as mais diversas finalidades. Além de ser rápido, ágil, eficaz e capaz de lidar com um grande volume de tarefas ao mesmo tempo.

Automação de processos para todos os setores

Um conceito que deve ser desmistificado é de que o RPA tem aderência apenas para a área de TI das empresas. Pelo contrário, a robotização pode e deve ser implementada em todos os setores e em qualquer tipo de companhia, como indústria, financeiro, saúde, contábil, RH, varejo, entre outros.

O fato é que quem melhor conhece seus processos e suas atividades são os usuários de negócio e, a melhor maneira de ganhar escala e produtividade dentro da organização é oferecer acesso a estes usuários às tecnologias como RPA, para que eles possam automatizar atividades e tarefas simples, sem precisar onerar a TI. Nesse sentido, a popularização do RPA está associada diretamente em alavancar a produtividade dos profissionais e, consequentemente, da empresa.

Portanto, a automação de processos torna-se cada vez mais imprescindível para a sobrevivência dos negócios. É preciso obter e manter a máxima eficiência dos recursos, com redução de custos, produtividade elevada e experiência do cliente sempre otimizada. A aposta em inovação sempre será a chave para garantir uma presença consistente e de destaque no mercado.

Gustavo Netto, diretor de Vendas da Digisystem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.