Comissão Européia abre novos processos contra a Microsoft

0

A Comissão Européia abriu nesta segunda-feira (14/1) duas novas investigações contra a Microsoft, sob a acusação de continuar a manter as práticas de abuso de posição dominante, dificultando o funcionamento de software rivais em seu navegador, o Internet Explorer, e de se recusar a divulgar informações para interoperabilidade com seus produtos, principalmente o pacote de programas de escritório Office.

A companhia já foi multada pela Comissão Européia, em março de 2004, em um valor recorde de 497 milhões de euros (equivalente a US$ 690 milhões), que pediu que ela revisse algumas de suas práticas de negócios. A empresa apelou para reverter a decisão, mas, em setembro do ano passado, o órgão antitruste europeu manteve a decisão.

A primeira queixa que motivou a investigação foi registrada pela empresa norueguesa que comercializa o Opera, um dos rivais do Internet Explorer no campo dos navegadores web, segundo o The Wall Street Journal.

Outra reclamação veio do Comitê Europeu para Sistemas Interoperáveis (ECIS, na sigla em inglês). Segundo o órgão, a Microsoft continua a não revelar dados técnicos suficientes para permitir que seus produtos operem adequadamente com softwares produzidos por outras companhias.

"O início do processo não significa que a Comissão Européia tem provas de qualquer infração (pela Microsoft). Apenas significa que a Comissão irá investigar o caso profundamente", informou o órgão executivo da União Européia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.