Projetos relacionados à Tecnologia da Informação têm se mostrado cada vez mais necessários dentro de uma organização. Não é à toa que muitas companhias investem fortemente nessa área para trazer resultados significativos dentro da empresa. Todavia, por mais animador que o cenário pareça, as expectativas ainda não são 100%. Uma pesquisa realizada pela Dynamic Markets em pareceria com a Tata Consultancy
Services (TCS) revela que um em cada três projetos de TI não atinge as expectativas dos contratantes.
A entrevista envolveu 800 gerentes de grandes empresas em oito países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura e Suécia. O levantamento apontou que os problemas mais comuns incluem: entrega fora do prazo (62%), problemas no orçamento (49%) manutenção e custo acima da expectativa (47%). Além disso, 25% das empresas disseram que os usuários relutam em adotar os novos sistemas quando implementados.
Independente dos números apontados, 43% das organizações dizem que seus gerentes de negócios e diretores consideram normais os problemas neste tipo de projeto. Este conceito é comum principalmente na Europa (44%) e Ásia-Pacífico (48%).
Embora os projetos globais de TI tenham fraco desempenho na pesquisa, tais resultados não representam um quadro muito preciso deste negócio. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados responderam que a diretoria continuou a fornecer todo o suporte financeiro para estes projetos.