A partir de maio a Prefeitura de Guarulhos poderá prestar muitos de seus serviços públicos através da Internet. O projeto realizado pela CPM
Braxis, que venceu a concorrência em dezembro do ano passado, visa automatizar alguns processos internos o órgão, além de reduzir custos e melhorar o relacionamento com os cidadãos.
Pelo contrato, avaliado em R$ 400 mil, a prefeitura migrará os serviços das agências Fácil ? Centrais de Atendimento ao Cidadão para a Web. O
objetivo do projeto é permitir que o cidadão possa acessá-los via Internet, bem como acompanhar as solicitações já realizadas junto ao órgão público. Caberá à CPM Braxis desenvolver e implantar um portal integrado de gestão de atendimento e acompanhamento de solicitações de serviços.
Atualmente, o munícipe precisa se dirigir a uma das agências do Fácil, que realiza em média 46 mil atendimentos por mês, para ter acesso aos
serviços oferecidos pela Prefeitura. No momento, a maioria dos sistemas está apenas em ambiente cliente/servidor, trabalhando de forma isolada,
o que impossibilita que as pessoas consigam acessar informações sobre serviços, solicitações de conservação e manutenção da cidade, consultas a processos administrativos, atualização de dados cadastrais, formulários, entre outros. Após a implantação do portal de gestão, a
prefeitura espera otimizar os processos dentro das centrais, que também utilizarão a solução.
Inicialmente, apenas uma parcela dos serviços estará disponível via Internet, como informações sobre documentos e tarifas, consultas a
processos administrativos e solicitações de alguns serviços de manutenção da cidade. Mas gradativamente outros serviços estarão disponíveis no portal.
?Nossa maior expectativa é com relação à possibilidade de gestão das demandas e das informações dos serviços em um único portal, aumentando assim a resolutividade da prefeitura na prestação de seus serviços?, explica Milton Henrique Brazan, diretor de modernização administrativa da Prefeitura de Guarulhos.