Parceira da SAP no mercado brasileiro, a GWE Added se especializou na implantação do software de gestão integrada (ERP) da multinacional alemã em pequenas e médias empresas.
O SAPBusiness One, como é chamada a solução desenvolvida para atender essa faixa do mercado, é implantado com base na metodologia Scrum, ligada ao desenvolvimento de software, cujo foco é realizar o procedimento em etapas.
Além de permitir adaptações durante o processo de implantação, a técnica facilita o uso do sistema pelos colaboradores dos clientes, que terão que se adequar a uma nova cultura.
Deste modo, a empresa aproveita todas as funcionalidades do SAP, avalia quais módulos são realmente necessários e como eles vão impactar as rotinas dos seus diversos setores, afirma Gustavo Padial, diretor executivo da GWE Added.
“Quando uma pequena ou média empresa implanta um ERP sem fazer as parametrizações necessárias, ela encontra grandes dificuldades em utilizá-lo, pois tem que adaptar seus processos ao novo software. O correto é que o contrário aconteça”, ressalta.
O uso do ERP na faixa das pequenas e médias empresas brasileiras é uma realidade. Mas, segundo Padial, a sua implantação normalmente não acontece de maneira personalizada, porque muitos não identificam o serviço que vem embutido no processo.
Na avaliação do executivo, para que o sistema de ERP seja implantado de modo que atenda às expectativas do cliente, é importante a realização de uma consultoria que irá fazer um levantamento das reais necessidades da empresa.
A metodologia adotada pela GWE Added, segundo ele, prevê um número programado de visitas e ações a serem realizadas para que o cumprimento das etapas aconteça no prazo estabelecido.
Deste modo, a organização consegue acompanhar cada etapa do processo e indicar quais adaptações precisam ser feitas. Por isso, neste modelo de trabalho, o cliente tem contatos quinzenais com o gerente do projeto e semanalmente com os consultores.
De acordo com Padial, este método de implantação possibilita que o cliente sinta segurança em cada funcionalidade apresentada e, deste modo, pode manter o foco no negócio.
Além disso, esse processo permite que seus colaboradores estejam aptos a utilizarem o sistema em sua totalidade em um espaço de tempo mais curto.
“O Brasil é um país de empreendedores e grande parte deles já se deu conta de que para crescer é preciso ter controle sobre tudo e o ERP possibilita isso”, diz Padial.
- Gestão Integrada