Banco Volkswagen adota nova plataforma para otimizar atendimento a clientes

0
27

A Informatica Corporation anunciou que o Banco Volkswagen adotou sua solução com a estratégia de aumentar a receita, garantir a fidelidade dos clientes e ampliar sua participação de mercado. Após avaliar quatro soluções concorrentes, a instituição financeira escolheu o Informatica MDM, que atende sua implantação da estratégia Best-in-class de gerenciamento de dados mestres (MDM). O intuito é criar uma visão única e confiável de mais de 900.000 clientes por meio de todo o portfólio de serviços de financiamento de veículos da empresa.

Ao liberar o potencial dos dados de clientes, de produtos e dos dados financeiros do Banco Volkswagen, a implementação gradual do Informatica MDM permitirá à empresa realizar vendas cruzadas e vendas incrementais de produtos financeiros por meio de todas as marcas de veículos, como Volkswagen, Audi, Ducati e MAN Trucks, bem como os serviços bancários da companhia.

Ao aproximar-se de seus clientes, a companhia pretende estar posicionada de forma única para manter relações mais estreitas e satisfatórias com os clientes de todas as suas linhas de negócios. "A Informatica proporcionará ao Banco Volkswagen uma visão 360 graus confiável do cliente, o que possibilitará que nossas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente ampliem a receita a partir dos clientes atuais de serviços financeiros", diz Rafael Rolla, CIO do Banco Volkswagen.

Ainda segundo o executivo, esta visão completa do cliente também permitirá à empresa desenvolver soluções financeiras alinhadas com os diferentes perfis de consumidores e apoiar as concessionárias de automóveis e da rede bancária em suas operações diárias. "Será um passo importante para otimizarmos as nossas operações e, assim, podermos atender de maneira mais eficiente aos nossos clientes", explica.

A plataforma MDM está em fase de implantação, seguindo a estratégia da instituição financeira de transformação de negócios plurianual com foco em inovação, agilidade e a satisfação do cliente. Como parte deste realinhamento, a empresa privilegiou ter o controle centralizado de seus dados relativos a cada cliente, seu histórico de relacionamento, do veículo que financiou pela empresa, serviços bancários e outros dados. O objetivo é otimizar, cada vez mais,  as operações já que a empresa percebeu que precisava de uma visão única, confiável e completa dos dados – e vinculá-los em toda a organização.

A estratégia centrada no cliente do Banco Volkswagen irá maximizar o poder dos dados da empresa. A tecnologia MDM, que usa o Informatica Vibe, máquina virtual de dados integrável (VDM), permitirá que os usuários de negócios tenham acesso a dados críticos para o negócio consolidados e confiáveis, e aos relacionamentos entre esses dados. As soluções Data Quality e Address Doctor da Informatica Corporation também desempenharam um papel fundamental na atribuição de consistência dos dados e abordam as regras de validação para as informações dos clientes.

Por exemplo, os profissionais de marketing do Banco Volkswagen usarão sua visão única e confiável do perfil de cada cliente, seu histórico de compra do veículo e da política de financiamento de veículos para definir estratégias de vendas cruzadas e vendas incrementais de seguros complementares, garantia e outros produtos automotivos. Ao mesmo tempo, o conhecimento abrangente de suas necessidades, preferências e comportamentos com relação a serviços bancários pode levá-los a propor soluções financeiras complementares.

A equipe de marketing irá compartilhar essa visão única do cliente, para desenvolver, executar e analisar rapidamente os resultados de campanhas de marketing multi-fase e multi-canal voltadas para a conquista de novos clientes e fidelizar os já existentes. Dados de alta qualidade darão à equipe de vendas maior flexibilidade e agilidade no preenchimento de dados do cliente no momento do pedido de crédito. Isso resultará também em segmentação mais precisa e reduzirá o custo anual significativo incorrido devido a problemas de qualidade de dados.

"A Informatica e o Banco Volkswagen tem trabalhado em parceria desde o início do nosso relacionamento, e temos certeza de que essa será uma colaboração longa e bem sucedida", disse Orlando Cintra, country manager da Informatica no Brasil.

Deixe seu comentário