Construtora Lorenge atinge nível de excelência em virtualização

0

A Construtora Lorenge, um das maiores empresas de construção civil do estado do Espírito Santo, conseguiu aumento de produtividade, usar soluções de mobilidade e melhorar a eficiência energética após instalar as ferramentas de virtualização da VMware em seu data center.

Antes de centralizar o data center em um rack com seis servidores Dell, a área de TI da Lorenge desempenhava um papel operacional do que de gestão do ambiente. Segundo Felipe Lorenzon, gerente de TI, a construtora contava com sete servidores tradicionais instalados no CPD, que desempenhavam tarefas de forma desorganizada. As máquinas ficavam sobrecarregadas e as aplicações tinham desempenho comprometido.

O desafio

Entre os valores da construtora estão governança corporativa, qualidade e confiabilidade de seus produtos. Nesse sentido, a área de TI precisava atender aos requisitos de eficiência energética e produtividade no projeto da nova sede. "Instalamos novos servidores com a ferramenta VMware vSphere Essentials e logo percebemos que estávamos em uma realidade bem diferente da anterior. Passamos a gerenciar o ambiente a partir de uma plataforma única, com total controle sobre as máquinas, sem ter de fazer mais nada manualmente", explica Lorenzon.

O aumento da demanda por processamento e armazenamento de dados acompanhava o crescimento orgânico da empresa. Portanto, a consolidação do data center em uma arquitetura moderna e confiável era necessária. Ao mesmo tempo, ele tinha como objetivo aumentar o desempenho e a produtividade de usuários locais e remotos.

A solução

Logo que experimentou a transformação para melhor no desempenho e na gestão de seu ambiente. Com a evolução da ferramenta VMware para a versão vSphere Enterprise Plus. O executivo conta que seu data center ganhou redundância eficiente e nunca teve interrupção do trabalho. "Se algum servidor físico cair, os servidores virtuais sustentam a máquina automaticamente e assumem o comando do serviço. Ganhamos também na otimização do processamento."

Todo o ambiente de TI da Lorenge foi virtualizado. São 150 máquinas virtuais entre rack com seis servidores físicos Dell e desktops. O trabalho remoto de muitos funcionários em várias obras da construtora a levou a instalar também o VMware View, o que facilitou o acesso às aplicações, inclusive a visualização de projetos em sistema AutoCAD. O conceito de BYOD já é uma realidade irreversível na construtora, que adotou smartphones e tablets. "É uma facilidade muito grande. Até quanto estamos fora do país entramos no desktop virtual da empresa para acessar qualquer aplicação", afirma.

A dificuldade que os grandes centros vivem hoje em relação à mobilidade de sua população transforma o BYOD num padrão cada vez mais próximo da realidade. Como a construtora mantém obras em pontos diversos, não pode criar infraestrutura de TI em cada uma de suas obras. A tendência é de que seus usuários aumentem o uso dos dispositivos móveis para aplicações mais complexas.

Para o executivo, o desempenho do sistema e das aplicações ganhou uma velocidade surpreendente. Várias aplicações foram hospedadas no ambiente virtual, entre elas Google Talk e PABX.

"O fato de usarmos o VMware View comprova que assumimos a computação em nuvem como modelo definitivo", enfatiza Lorenzon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.