IBM lidera ranking americano de patentes pelo 21º ano consecutivo

0
0

A IBM anunciou nesta terça-feira, 14, sua liderança no ranking de registro de patentes dos Estados Unidos, pelo 21º ano consecutivo, atingindo recorde de 6.809 patentes em 2013 com invenções que permitirão avanços fundamentais em áreas-chave do mercado de tecnologia, como análise de dados, big data, e computação em nuvem. Segundo a companhia, estas invenções também vão avançar a nova era de sistemas cognitivos onde as máquinas irão aprender, raciocinar e interagir com pessoas de maneiras mais naturais.

A conquista do recorde em patentes foi possível graças ao trabalho dos mais de 8 mil inventores da IBM de 47 estados norte-americanos e de outros 41 países, incluindo o Brasil. O registro total de patentes da IBM no ano passado ultrapassou os totais combinados de gigantes da tecnologia como Google, Amazon, HP e Microsoft. Em segundo lugar no ranking aparece a Samsung, com 4.676 patentes registradas, seguida pela Canon, na terceira posição, com 3.825 patentes (veja tabela abaixo).

Top 10 empresas com maior número de patentes dos Estados Unidos em 2013*:

1

IBM

6,809

2

Samsung

4,676

3

Canon

3,825

4

Sony

3,098

5

Microsoft

2,660

6

Panasonic

2,601

7

Toshiba

2,416

8

Hon Hai

2,279

9

Qualcomm

2,103

10   

LG Electronics       

1,947

*Dados fornecidos pela IFI CLAIMS Patent Services

Dentre as invenções  importantes do total de patentes da IBM em 2013 podem ser citadas a análise de histórico de conversas em relação a presente comunicação – invenção patenteada que utiliza a análise de big data para estabelecer relações entre conversas eletrônicas do presente (sociais ou corporativas) que têm atributos semelhantes, e fornecer resultados relevantes em tempo real, além do provisionamento dinâmico de máquinas virtuais – tecnologia que reduz a disponibilidade do sistema online e restringe a largura de banda de rede de computação em nuvem quando sites, como de varejistas ou de leilões, encontram picos inesperados na demanda.

"Temos orgulho em ser reconhecida como a líder de patentes dos EUA, mas as patentes são apenas um indicador de inovação. Igualmente significativo é o impacto que nossas invenções patenteadas têm quando são usadas para habilitar soluções que ajudam os clientes e as sociedades a resolverem problemas", disse Bernie Meyerson, vice-presidente de inovação da IBM, em comunicado.

Deixe seu comentário