TIM usa redes NB-IoT para promover projetos de iluminação pública inteligente

0
51

Projetos de iluminação com uso de luminárias de LED têm ganhado destaque como um dos principais recursos de modernização, redução de consumo e eficiência energética dos sistemas de iluminação pública em várias cidades pelo mundo. Ao associar projetos de redes elétricas inteligentes com a demanda por LED, a TIM, em parceria com a M2M Telemetria, oferece agora soluções de tele gestão remota das luminárias, agregando diversas funcionalidades, entre elas a leitura do real consumo de energia e a capacidade de dimerização (aumentar ou diminuir a intensidade de uma luminária). E tudo isso com a rapidez e eficiência na transmissão de dados permitidas com a tecnologia NB-IoT, padrão adotado mundialmente, e a cobertura da maior rede 4G da operadora no Brasil.

A novidade permite agora ter sistemas que acompanhem, em tempo real, o desempenho de toda uma rede implementada, a partir da transmissão e recebimento de dados enviados por um controlador independente instalado nas luminárias, composto por termômetro, sensor de luminosidade, microprocessador, memória e eSIM. Com o sistema 'NOX Smart Lighting' é possível transmitir e receber informações e comandos para acender ou apagar uma ou um conjunto de luminárias, de dimerização, de identificação de comportamentos e predição de defeitos, além de processamento inteligente de dados com rotinas de avaliação de operação e controle do consumo de energia.

A rede de internet das coisas da TIM, baseada em tecnologia NB-IoT, chega a 3.460 cidades, e habilitando conectividade para clientes no Agronegócio, no setor de segurança pública e para o mercado automotivo, ligando escritórios, fazendas e máquinas, ajudando no monitoramento de lavouras ou acompanhando, em tempo real, o transporte de mercadorias. Estas soluções IoT estão disponíveis no primeiro marketplace de uma operadora dedicada a soluções corporativas.

Para Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, o avanço da tecnologia para o setor de energia e iluminação pública mostra a importância de redes NB-IoT: "Temos aqui a solução ideal para sistemas que precisam de mais estabilidade, capacidade, velocidade, segurança, eficiência energética, maior raio de cobertura e módulos de menor custo. Ao combinarmos com a maior cobertura 4G do Brasil, conseguimos entregar soluções de conectividade para inúmeros setores da economia, e estamos prontos para avançar cada vez mais". Ele reforça também a importância da tecnologia eSIM, presente nos principais projetos de conectividade com empresas pelo país: "O eSIM, ou chip eletrônico, possibilita o ganho de escala de implementação das soluções IoT com segurança, resistência a altas temperaturas e trepidações, além da redução de processos humanos na linha de montagem de equipamentos IoT. É a opção mais segura e prática que disponibilizamos a clientes corporativos, independentemente de sua área de atuação".

Para Felipe Fulgêncio, Diretor Executivo da M2M Telemetria, a inovação trazida por TIM e M2M marca uma nova era para a gestão de Iluminação Pública no Brasil ao endereçar dois dos maiores problemas da implementação deste tipo de sistema: "A utilização de tecnologia de padrão aberto e interoperável elimina o risco de utilização de redes proprietárias e protocolos fechados, protegendo o investimento da cidade e garantindo seu funcionamento pelo tempo do contrato com custos garantidos e conhecidos na assinatura do contrato, além de agilizar a implementação ao não ser necessário construir uma rede proprietária antes de instalar os controladores."

Deixe seu comentário