Para Intel, entrada das teles aumentará competição

0

Diante da paralisação judicial do leilão das freqüências de WiMAX, um dos principais estimuladores deste mercado apóia a possibilidade das operadoras prestarem o serviço nas áreas onde têm concessão para a telefonia fixa.

De acordo com Elaine Nucci, gerente de desenvolvimento de mercado WiMAX para a América Latina, a entrada das teles significa um maior número de players e, portanto, mais opções para o consumidor. ?Não acredito no monopólio. Não se trata da participação de um setor ou de outro, mas sim de ambos?, diz.

A Intel tem uma parceria com o CPqD e os fabricantes Proxim e Parks para a fabricação local tanto das estações radiobase WiMAX como das CPEs (Costumer Premises Equipment). O objetivo é vencer a barreira de preço para viabilizar a tecnologia no mercado brasileiro.

O roadmap da Intel prevê o lançamento para o segundo trimestre deste ano, dos PC Cards de acesso à tecnologia WiMAX móvel, e no final do ano a tecnologia será incorporada a outros dispositivos móveis. Para o início de 2008, a Intel prepara o lançamento da plataforma Intel Centrino Duo com chip WiMAX embarcado.

?O lançamento é mundial, o que significa que esses produtos estarão disponíveis para o Brasil também. A efetivação do serviço dependerá apenas da existência das redes?, afirma ela.

Fabricantes

O atraso do leilão tem provocado certa instabilidade nas empresas que montaram escritório no Brasil. A Alvarion, por exemplo, tinha as operações da Améria Latina centralizada aqui, mas dispensou o diretor-geral Ginaldo Pereira e concentrou os negócios da região no Uruguai.

No final do ano passado, a Alvarion estabeleceu uma parceria com a integradora brasileira Promon (elas têm proposta conjunta para RFP da Brasil Telecom). De acordo com Carlos Pingarilho, diretor de novos negócios da Promon, a decisão da Alvarion teve um impacto ?muito baixo? na parceria. ?Já tínhamos contato grande com o pessoal de fora do Brasil?, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.