A Samsung está avaliando a separação (spin-off) de sua unidade de LCD para transformá-la em uma empresa independente, de acordo com informações divulgadas pela empresa nesta terça-feira, 14, à imprensa internacional. A medida, em estudo juntamente com outras alternativas, tem por objetivo reforçar a competitividade da área e reverter os prejuízos registrados nos últimos tempos.
Caso seja concretizada, a separação da unidade permitirá à fabricante coreana capitalizar-se para investir em áreas de maior lucratividade, como a de smartphones e chips, nas quais a empresa acumula bons resultados. Assim, com o setor de LCD independente, ela poderá diferenciar sua estratégia.
No ano passado, a Samsung encerrou uma parceria que mantinha com a Sony para produção de televisores LCD. O mercado de telas está em recessão cíclica, segundo analistas, pois a elevada demanda puxa os preços para baixo. Com isso, os fabricantes buscam a produção de aparelhos mais eficientes energeticamente.
No último trimestre, a unidade em questão teve prejuízo de aproximadamente US$ 669 milhões. Não há previsão para a decisão da empresa sobre a que medida que irá adotar.