Como estruturar uma cultura de feedback eficaz?

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Críticas, comentários e elogios, quando estruturados de maneira construtiva, são componentes essenciais para o desenvolvimento, tanto do profissional quanto de uma empresa. Tudo isso faz parte da cultura de feedback, que é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma organização, já que cria um ambiente seguro para o diálogo entre o líder e o colaborador. É o que explica Fernanda Baldívia, Head de Permanent Recruitment, vertical do Grupo Adecco, líder mundial em recursos humanos, que discute sobre como implementar esta cultura de forma eficaz.

Segundo ela, o primeiro passo é criar um ambiente adequado. "O profissional precisa se sentir seguro e confortável para compreender que essa prática é positiva", explica. Ela enfatiza a importância de conhecer a equipe, entender seus pontos fortes e pontos de melhoria, suas necessidades e anseios e o que os motiva no dia a dia. "Dessa forma, fica mais fácil fazer uma abordagem assertiva e agradável", diz.

Fernanda destaca a importância da construtividade no feedback. "O líder hoje precisa fortalecer a característica de empatia e trabalhar na forma de dar este retorno ao profissional. Não se trata de não dar o feedback e sim de exercitar a melhor forma de fazê-lo", orienta. Além disso, ela ressalta a importância dos elogios. "O feedback positivo é fundamental, enfatizar qualidades e conquistas reconhece o trabalho já realizado e motiva para a continuidade deste".

"As avaliações e conversas devem ser regulares e é importante que metas sejam definidas, assim o feedback se relaciona também a aspectos práticos do trabalho desenvolvido. Claro que há subjetividade envolvida, afinal, estamos falando de relações humanas, mas medir os resultados é algo que toda empresa deve buscar implementar", acrescenta.

Segundo Fernanda, o feedback também deve vir do profissional, que precisa ter a oportunidade de falar sobre o que observa na organização. "De ambos os lados, o feedback eficaz é aquele que é construtivo e oportuno, baseado em comportamentos observáveis e não em julgamentos pessoais", aponta. "Os líderes também devem estar abertos a receber feedback. Isso cria um ambiente de respeito mútuo e melhora o clima organizacional", finaliza.

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