Pesquisa do Instituto QualiBest realizada com 2.163 internautas brasileiros apontou que 90% deles buscam algum tipo de informação sobre moda, inclusive os consumidores do sexo masculino (84%). Para a maioria (79%), a internet é a maior fonte sobre o tema, sendo os sites de lojas o principal destino nesse ambiente para quem quer se atualizar sobre o assunto, com 59% das citações.
Os dados apontam, ainda, que a TV é a fonte de informações sobre moda para 61% dos entrevistados, seguida de vitrine das lojas (60%), revistas impressas (48%) e catálogos ou folhetos de lojas (47%).
Quanto ao uso de e-commerce, 53% dos entrevistados revelaram já ter comprado alguma peça de vestuário pela internet, enquanto 19% afirmam ter o costume de adquirir roupas para uso pessoal em lojas virtuais ou sites de compras coletivas.
O estudo apontou que as marcas mais lembradas pelos internautas em categorias distintas são Avon (maquiagem), DeMillus (moda íntima), Lojas Marisa (moda feminina), Levi's (jeans), Adidas e Nike (empate técnico no segmento artigos esportivos).
A pesquisa foi realizada em janeiro de 2012. Teve como base a opinião espontânea de 2.163 consumidores cadastrados no Painel QualiBest, incluindo homens e mulheres das cinco regiões do Brasil, com idade de 18 anos ou mais, das classes A, B e C.
Complementado a informação, quando se trata de B2B o empresário brasileiro investe muito pouco em informação de moda, embora ela seja primordial para um processo vitorioso de P&D. Aqueles que investem, na grande maioria, ainda cometer um erro fundamental que é se "inspirar" no Varejo Internacional, o que os leva a grandes e sérios problemas pois não conseguem informações com tempo necessário para enfrentar a concorrência, principalmente asiática, levando-os ao desespero como temos visto na mídia atual sobre a industria têxtil versos têxteis chineses. desejando conhecer um pouco mais a respeito deste grave problema do setor de moda brasileiro, sugiro ver minha apresentação e trecho do vídeo da novela a respeito em: http://threesale.com/produtos-servicos/servicos-de-marketing/pesquisa-no-varejo-internacional/