A Embratel anuncia parceria com a Speedcast para o fornecimento de conexão satelital a cruzeiros na região do Caribe. O acordo prevê o uso de 198MHz (equivalente a cinco transponders e meio) em Banda Ku do Star One D2, satélite da Embratel, para prover Internet a bordo, e conexão entre as embarcações e o teleporto da Speedcast. Com isso, passageiros e tripulantes de grandes cruzeiros e demais embarcações podem aproveitar uma conectividade rápida e segura, de altíssima qualidade, durante todo o trajeto marítimo.
Conectividade de ponta, com segurança e velocidade no setor marítimo, é cada vez mais necessária, seja para uso de passageiros em navios turísticos ou para tripulantes em barcos ou em embarcações petrolíferas. A Internet via satélite é ideal para o segmento por conseguir alcançar áreas de difícil acesso no meio dos trajetos pelo oceano. A Embratel já tem ampla experiência atendendo regiões marítimas e distantes geograficamente, disponibilizando conectividade para embarcações de companhias do setor petrolífero, que muitas vezes possuem plataformas em alto mar.
Por meio do Star One D2, satélite lançado pela Embratel, a conexão à Internet está agora garantida em toda a América Latina e região do Caribe. O satélite ocupa a posição orbital de 70° W para proporcionar confiabilidade e rapidez no acesso.
Com isso, passageiros conseguem se manter conectados mesmo no meio do oceano, desfrutando de uma melhor experiência durante a viagem e podendo utilizar redes sociais, serviços de mensagens e de streaming. Em casos de situações extremas e contratempos, a tripulação pode se comunicar rapidamente com centros de controle em terra para pedir ajuda ou solucionar, inclusive, eventuais imprevistos.
Os serviços da Embratel serão oferecidos com o suporte de seu moderno centro de operações de satélites. Localizado em Guaratiba (RJ), o teleporto é o maior e mais moderno do Brasil e da América Latina, tendo diversas certificações, como a ISO 9001:2015, que torna a Embratel um dos mais confiáveis fornecedores do mundo na área satelital.