Assim como ocorreu após o estouro da bolha da internet, entre 2001 e 2002, o mercado de TI deve passar por uma nova onda de consolidação, as quais devem incluir fusões e aquisições entre grandes empresas.
A avaliação é de Donald Feinberg, vice-presidente de pesquisas do Gartner, que acredita que a crise mundial forçará uma nova onda de negociações entre as empresas, principalmente em decorrência da dificuldade de manterem a rentabilidade e da desvalorização dos ativos no mercado.
"Teremos ao longo desse ano diversos negócios envolvendo empresas de TI, até de empresas que atualmente concorrem entre si. O mercado deverá assistir a negociações entre companhias de grande porte", afirma Feinberg, sem, no entanto, mencionar quais seriam essas companhias.
Em relação a negociação de compra da Sun Microsystems pela IBM, o analista do Gartner não acredita que o negócio será concluído e diz não ver sentido na transação. Feinberg ressalta que a negociação, que praticamente fracassou, só trouxe prejuízos para a Sun, gerando dúvidas entre seus clientes e as companhias interessadas em adquirir seus produtos.
Entretanto, o vice-presidente de pesquisas do Gartner analisa que a Sun ainda tem uma situação financeira saudável para se manter ativa no mercado por cerca de uns quatro anos. "A Sun não saíra do negócio", observa Feinberg.
- Fusões à vista