O mercado publicitário na internet atingiu cerca de R$ 8,3 bilhões em 2014 no Brasil, o que o consolida como o segundo maior meio em participação no bolo publicitário, ultrapassando jornais e ficando atrás apenas da TV, de acordo com levantamento feito pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), principal órgão representativo do segmento digital interativo brasileiro.
As estimativas da entidade apontam que o investimento em publicidade online deve crescer mais de 14% neste ano, totalizando R$ 9,5 bilhões. O número, que considera o tráfego na internet e a compra de mídia, inclui mobile, vídeo, display e social media, search e classificados.
De acordo com o estudo, o segmento de mobile respondeu por R$ 721 milhões do investimento total em mídia digital em 2014, enquanto vídeo representou R$ 811 milhões e display e social media, por R$ 2,8 bilhões. A liderança se manteve com search e classificados, que totalizou R$ 3,9 bilhões. A projeção do IAB Brasil considera um crescimento linerar de 14% neste ano para quatro segmentos analisados.
Os dados foram apresentados pelo presidente do IAB Brasil, Guilherme Ribenboim, o qual ressaltou que eles foram coletados a partir de uma nova metodologia desenvolvida em parceria com a comScore, empresa global de pesquisa e medição de audiência digital. Segundo ele, o estudo apresentado nesta terça-feira será o ponto de partida para o emprego de uma métrica única, que servirá de parâmetro para mapear o crescimento do setor.
Na ocasião, também foi apresentado o plano de ação do IAB para 2015, que terá foco em educação. "Vamos aproveitar o conteúdo gerado por nossos comitês para criar cursos presenciais, cursos a distância [e-learning] e in company [com foco em B2B], além de eventos nacionais e internacionais, como IAB Engage, marcado para outubro na Inglaterra", explica Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.
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