O que o coronavírus nos fez enxergar

0

As duras penas muitas empresas estão tentando entender, reagir e aprender lições com a crise do coronavírus.  Não tem sido diferente na Microcamp, onde exerço o cargo de CEO. Como uma empresa de treinamento na área de tecnologia, imaginávamos estar quase que totalmente transformados digitalmente, mas tudo foi por terra após nos defrontarmos com a pandemia da Covid-19. Em tempo recorde, a empresa – com 69, 2 mil colaboradores e 60 mil alunos em todo Brasil, precisou rever sua dinâmica de aulas, suas estratégias de vendas, a rotina de trabalho de seus colaboradores e o relacionamento com os alunos.

Continuamos aprendendo, mas já é possível elencar boas lições tiradas no meio de tantas incertezas e como elas serão responsáveis por mudar o futuro da minha empresa e de outras pequenas e médias ainda neste ano. 

A primeira delas diz respeito ao uso da tecnologia. Quando o isolamento social acabar, esqueça retomar a sua rotina anterior. O que virou digital na "força" continuará a ser digital. Uma boa estratégia é lançar mão de tudo o que a tecnologia proporciona, afinal em tempo de isolamento social, é por meio dela que as pessoas estão se relacionando, interagindo, trabalhando, negociando, comprando, estudando.  As reuniões presenciais e os treinamentos, talvez sejam extintos em 90% dos casos. Muitos perceberam a otimização de tempo e recursos via videoconferências.  

Outro aprendizado: o home office, que foi adotado como a forma mais segura de preservar a saúde dos colaboradores, daqui pra frente tende a ser visto como uma alternativa nas pequenas e médias empresas para manter a produtividade e otimizar o tempo. O preconceito ou a resistência das PMEs em adotar esse regime deve acabar. Obviamente, é difícil adotar trabalho remoto full time, mas a flexibilização de um ou mais dias na semana deve ser avaliada. Não é só de redução de custos que estou falando, mas sim de negociação de salários com este benefício e qualidade de vida.  Muitos funcionários perdem muito tempo em trânsito diariamente, e chegam na empresa cansados e estressados. Trabalhando em casa, além de tempo, eles ganham qualidade de vida; porém, é preciso ter disciplina e maturidade profissional, um diferencial que será cada vez mais valorizado pelas empresas. E entenda-se por maturidade profissional, a capacidade de adaptar-se a novas situações, ser flexível, responsável e comprometido. Fazer corpo mole em home office, definitivamente não é uma atitude exemplar em tempos de crise.

E por fim, a necessidade de se reinventar, revisitar conceitos, políticas e estratégias. Para se adaptar ao novo cenário, nossa empresa, por exemplo, precisou rever o seu modelo de negócio, assim, o formato de aulas que eram 100% presenciais passou para a ser totalmente online. Foi uma mudança radical, porque o contato e o relacionamento entre alunos e instrutores na escola sempre foram muito valorizados, justamente por fazer parte da filosofia da empresa: a interação é que gera atitude nas pessoas.  Foi necessária uma adaptação instantânea e pela primeira vez na história, em 43 anos, a empresa passou a oferecer aulas cem por cento online. Com o feedback positivo dos alunos, ficou a pergunta: por que não adotarmos também essa opção, daqui pra frente? Resta agora levarmos estes desafios como uma lição de casa para ser aplicada no futuro e não ficar esquecida neste momento de isolamento. Mas de uma coisa tenho certeza: em maior ou menor escala, pequenas e médias empresas sairão transformadas depois dessa crise. 

Davi Tuffi, CEO da Microcamp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.