MCom dá posse a novos membros do Conselho Diretor da Anatel

0

O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu, nesta quinta-feira, 14, em Brasília, a posse do novo presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, e a designação para o Conselho Diretor da entidade de Artur Coimbra, ex-secretário de Telecomunicações da pasta. As nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite do dia 13/4.

"Até o final do ano eu vou precisar muito da Anatel, pois teremos grandes desafios, como levar o Wi-Fi Brasil para 12 mil escolas e a implementação do 5G", apontou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Ele recordou como os nomeados auxiliaram sua gestão à frente da pasta e ressaltou que eles serão responsáveis por garantir o legado conquistado nos novos cargos.

Coimbra destacou os 10 anos que atuou no MCom e como agora, enquanto conselheiro da Agência, a meta "é implantar o 5G e garantir que tudo que foi construído no plano das políticas públicas chegue às ruas para que a população possa usufruir o mais rápido possível dessa tecnologia". Entre as experiências mais relevantes, o ex-secretário de Telecomunicações do MCom citou o processo de fabricação e lançamento do satélite geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, e o primeiro cabo submarino entre Brasil e Europa.

Coimbra é advogado e procurador federal pela AGU desde 2007, tendo atuado como especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações na Anatel e como diretor do Departamento de Banda Larga, de 2011 a 2020. Ocupa o cargo de Corregedor na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Para o novo presidente da entidade, a nova etapa "é um ciclo que se fecha como conselheiro e outro que se inicia na presidência". Baigorri elencou duas pautas importantes da sua gestão recém-empossada, "'uma ligada ao passado e outra de olho no futuro": o fim das concessões de telefonia fixa, iniciadas no fim dos anos 90 e com fim previsto para 2025; e o 5G, que levará conectividade às escolas públicas, cobertura a todos os municípios, e 4G para as rodovias e localidades ainda não atendidas.

Baigorri é economista e servidor de carreira da Anatel desde 2009. Nesse período na Agência, ocupou cargos de chefe da Assessoria Técnica, superintendente de Controle de Obrigações, superintendente de Competição e superintendente-Executivo.

Enquanto Baigorri assumirá a presidência da Anatel nos próximos cinco anos, Coimbra ocupará a vaga agora aberta no Conselho Diretor até novembro de 2024. Ambos foram sabatinados no Senado Federal e tiveram suas indicações — realizadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro — aprovadas no dia 7/4.

Também participaram da cerimônia a secretária-Executiva do MCom, Estella Dantas; o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão; a diretora do Departamento de Política Setorial, Nathália Lobo; o secretário Especial de Comunicação, André de Sousa Costa; a secretária-Executiva Adjunta, Flávia Duarte; e o chefe de Gabinete, Wagner Primo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.