A Positivo Informática registrou redução nas suas margens operacionais no primeiro trimestre, embora as vendas e a receita tenham aumentado no período. O volume de computadores vendidos pela fabricante cresceu 30,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, saltando para 322,7 mil unidades, ante 247,9 mil vendidas entre janeiro e março de 2007. A receita bruta atingiu R$ 454,1 milhões, 14,4% maior em relação ao primeiro trimestre de 2007.
De acordo com o informe de resultados, os notebooks têm aumentado substancialmente sua participação na receita e representaram 19,5% das vendas, um aumento de 10,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2007, a Positivo liderou a venda de notebooks no varejo, com 38,2% de participação de mercado, além de ter apresentado uma participação de 32,7% nas vendas de desktops. Na comparação com o primeiro trimestre de 2007, foram vendidos 190,7% mais notebooks no período.
O mercado de varejo, principal canal de distribuição da companhia, representou 78,4% das vendas de PCs no trimestre e registrou crescimento de 24,1%. Mas a empresa também apresentou bons resultados no mercado corporativo, no qual totalizou 20,4 mil unidades vendidas no período, um aumento de 289,1% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) foi de R$ 51,2 milhões e a margem Ebitda ajustada foi de 13%. O lucro líquido ajustado totalizou R$ 49 milhões, perfazendo uma margem líquida de 12,4%.