EMC cria projeto de código aberto de produto de armazenamento definido por software

0

A EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, anunciou nesta quinta-feira, 14, o lançamento do Projeto CoprHD (copperhead), uma versão de código aberto do EMC ViPR Controller que permite o desenvolvimento aberto e um download gratuito, sem restrições, para uso não comercial do software ScaleIO. A empresa também fez uma prévia dos aprimoramentos no ScaleIO.

O software de código aberto está cada vez mais se tornando uma estratégia para que as empresas mantenham o controle de seus negócios e inovem com rapidez para responder às demandas do mercado. E as práticas de software de código aberto e de desenvolvimento aberto, segundo a EMC, capacitam as organizações a evitar limitações de plataforma, a participar de projetos e a modificar software para atender às suas necessidades, desfrutando ao mesmo tempo dos benefícios e do acesso a uma comunidade de desenvolvedores com ideias afins.

Desde o lançamento do ViPR Controller em 2013, clientes, parceiros e analistas do setor tem usado o sistema como um importante ponto de controle da automação do armazenamento definido por software, independentemente de fornecedor.

A EMC ressalta que continuará a vender a versão comercial do Projeto CoprHD, o EMC ViPR Controller, como uma oferta com suporte total. O ViPR Controller é oferecido como importante ativador para aplicativos de Terceira Plataforma que exijam arquiteturas de armazenamento totalmente integradas, de última geração e de scale-out.

O Projeto CoprHD torna o código do ViPR Controller — toda a automação do armazenamento e a funcionalidade do controle — aberto para o desenvolvimento voltado para a comunidade. Com disponibilidade no GitHub planejada para o próximo mês, espera-se que o CoprHD seja licenciado pela licença pública Mozilla 2.0 (MPL 2.0) e habilite os clientes, parceiros, desenvolvedores e outros fornecedores de armazenamento a acessar, expandir e contribuir para uma abrangente variedade de recursos e funcionalidades do projeto.

A EMC anunciou também uma versão gratuita do ScaleIO, solução exclusivamente de software que transforma o armazenamento no servidor, já existente, em armazenamento em block compartilhado. Essa plataforma de armazenamento convergente definida por software e independente de hardware foi projetada com resiliência de nível empresarial para potencializar os aplicativos de última geração que exigem hiperescala e para reduzir o custo operacional.

"Para quem está confuso, os anúncios de hoje provam que esta não é a 'velha' EMC. Ao oferecer acesso ao Projeto CoprHD, a versão de código aberto do EMC ViPR Controller, e downloads gratuitos do EMC ScaleIO, a EMC foi ainda mais longe aprofundando-se no desenvolvimento de software aberto e colaborativo com nossos clientes, parceiros, desenvolvedores e concorrentes. Isso representa uma grande mudança em nossa estratégia, e acreditamos que ajudará a acelerar as iniciativas de nossos clientes para desenvolver novos modelos de negócios centrados em aplicativos", ressaltou Jeremy Burton, presidente de produtos e marketing da EMC Corporation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.