EMC cria projeto de código aberto de produto de armazenamento definido por software

0
0

A EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, anunciou nesta quinta-feira, 14, o lançamento do Projeto CoprHD (copperhead), uma versão de código aberto do EMC ViPR Controller que permite o desenvolvimento aberto e um download gratuito, sem restrições, para uso não comercial do software ScaleIO. A empresa também fez uma prévia dos aprimoramentos no ScaleIO.

O software de código aberto está cada vez mais se tornando uma estratégia para que as empresas mantenham o controle de seus negócios e inovem com rapidez para responder às demandas do mercado. E as práticas de software de código aberto e de desenvolvimento aberto, segundo a EMC, capacitam as organizações a evitar limitações de plataforma, a participar de projetos e a modificar software para atender às suas necessidades, desfrutando ao mesmo tempo dos benefícios e do acesso a uma comunidade de desenvolvedores com ideias afins.

Desde o lançamento do ViPR Controller em 2013, clientes, parceiros e analistas do setor tem usado o sistema como um importante ponto de controle da automação do armazenamento definido por software, independentemente de fornecedor.

A EMC ressalta que continuará a vender a versão comercial do Projeto CoprHD, o EMC ViPR Controller, como uma oferta com suporte total. O ViPR Controller é oferecido como importante ativador para aplicativos de Terceira Plataforma que exijam arquiteturas de armazenamento totalmente integradas, de última geração e de scale-out.

O Projeto CoprHD torna o código do ViPR Controller — toda a automação do armazenamento e a funcionalidade do controle — aberto para o desenvolvimento voltado para a comunidade. Com disponibilidade no GitHub planejada para o próximo mês, espera-se que o CoprHD seja licenciado pela licença pública Mozilla 2.0 (MPL 2.0) e habilite os clientes, parceiros, desenvolvedores e outros fornecedores de armazenamento a acessar, expandir e contribuir para uma abrangente variedade de recursos e funcionalidades do projeto.

A EMC anunciou também uma versão gratuita do ScaleIO, solução exclusivamente de software que transforma o armazenamento no servidor, já existente, em armazenamento em block compartilhado. Essa plataforma de armazenamento convergente definida por software e independente de hardware foi projetada com resiliência de nível empresarial para potencializar os aplicativos de última geração que exigem hiperescala e para reduzir o custo operacional.

"Para quem está confuso, os anúncios de hoje provam que esta não é a 'velha' EMC. Ao oferecer acesso ao Projeto CoprHD, a versão de código aberto do EMC ViPR Controller, e downloads gratuitos do EMC ScaleIO, a EMC foi ainda mais longe aprofundando-se no desenvolvimento de software aberto e colaborativo com nossos clientes, parceiros, desenvolvedores e concorrentes. Isso representa uma grande mudança em nossa estratégia, e acreditamos que ajudará a acelerar as iniciativas de nossos clientes para desenvolver novos modelos de negócios centrados em aplicativos", ressaltou Jeremy Burton, presidente de produtos e marketing da EMC Corporation.

Deixe seu comentário