Os papéis do PayPal, serviço de pagamentos online do eBay, serão negociados na bolsa eletrônica Nasdaq sob o símbolo PYPL, seu registro original de cotações antes de ser adquirido pelo site de leilões e comércio eletrônico em 2002, por US$ 1,5 bilhão. A previsão é que a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do PayPal ocorra no terceiro trimestre deste ano.
"Sinto-me honrado e emocionado que o PayPal esteja retornando às suas raízes como uma empresa independente", disse Dan Schulman, presidente da unidade e que terá o cargo de diretor executivo, depois que o processo de separação do eBay for concluído . "Este é um símbolo significativo para a empresa, porque representa nosso compromisso contínuo com o espírito original que provocou o lançamento do PayPal há 17 anos", disse ele à Bloomberg.
O eBay anunciou o plano de fazer a separação (spinoff) da unidade de pagamentos eletrônicos em setembro do ano passado. Na época, a companhia informou que, com a conclusão do spinoff, o eBay e o PayPal passarão a atuar como empresas independentes, cada uma com sua respectiva cotação na bolsa eletrônica Nasdaq. O PayPal tem 165 milhões de clientes em 200 países.
As empresas não divulgaram, porém, os detalhes do acordo operacional que irá mantê-las alinhadas durante pelo menos cinco anos, incluindo a exigência de que 80% das vendas brutas de mercadorias no eBay sejam intermediadas pelo PayPal.