O Twitter fez um aporte de cerca de US$ 70 milhões na SoundCloud, como resultado de uma rodada de investimentos realizada pelo serviço de streaming de música que prevê levantar US$ 100 milhões, informa o site Recode, citando fontes familiarizadas com o negócio. A injeção de capital deve valorizar a empresa em cerca de US$ 700 milhões — a mesma valorização que a empresa obteve em 2014, quando levantou US$ 60 milhões em uma rodada de financiamento. Mas de lá para cá, a SoundCloud também aumentou substancialmente seu endividamento.
Dois anos atrás, o Twitter pensou em comprar a SoundCloud, mas terminou desistindo. Procurado pelo site, o CEO Jack Dorsey não quis comentar sobre as especificidades do investimento, mas confirmou que a empresa agora detém uma participação na SoundCloud, que se tornou um dos serviços de música favoritos de artistas e fãs de música. "No início deste ano, fizemos um investimento na SoundCloud através da Twitter Ventures para apoiar alguns artistas", disse ele. "Eles foram grandes parceiros ao longo dos anos e a abordagem de sua comunidade espelha a nossa de muitas maneiras."
Ou seja, Dorsey não deixa claro se o investimento é um indício do interesse do Twitter em adquirir a empresa ou se é parte de uma parceria estratégica que, segundo analistas, faz todo sentido. Para esses observadores, a integração do Twitter com a SoundCloud seria uma forma de aumentar o envolvimento e o número de usuários da rede de microblogs, enquanto que para a SoundCloud seria uma forma de promover o seu recém-lançado serviço de assinatura, que é crucial para os planos da empresa.
Por um longo tempo, a SoundCloud funcionou como um serviço de streaming de música gratuito, o que ajudou a torná-lo popular entre os novos artistas. Em meados do ano passado, ela começou a preparação para o lançamento de seu serviço de streaming por assinaturas, que foi lançado em março deste ano para competir com o Spotify e Apple Music.
Também procurada pelo Recode, a SoundCloud não respondeu o pedido para comentar o assunto.