As vantagens do Open Finance para quem está começando um negócio

0

A nova era das transformações tecnológicas tem impactado não só a vida privada das pessoas, mas também o dia a dia dos negócios e das empresas. A cada ano, surgem várias soluções com o objetivo de otimizar e facilitar o trabalho de empreendedores e funcionários. Uma nova onda que também promete beneficiar as empresas e seus colaboradores é o Open Finance, sistema financeiro aberto, que amplia o compartilhamento das informações financeiras dos clientes com diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. 

Com o Open Finance, os médios, pequenos e microempreendedores terão maior possibilidade de acesso a serviços financeiros, como crédito com taxas mais atrativas e competitivas, já que com o maior grau de conhecimento sobre os negócios, o mercado poderá avaliar os perfis das empresas e assim oferecer os melhores produtos e serviços de acordo com as necessidades de cada companhia. Adicionalmente, novos produtos devem ser criados, seja para simplificar a atividade de tesouraria (contas a pagar e a receber), gerenciar o fluxo de caixa, alterar a composição da estrutura de capital, entre outros. 

O sistema bancário aberto oferece, ainda, mais praticidade para fazer pagamentos e transferências diversas, onde aplicativos ou sistemas poderão iniciar transações de pagamento sem a necessidade de abrir a tela da instituição onde os recursos estão custodiados. 

Essas vantagens são possíveis, pois com o Open Finance o empreendedor poderá escolher qual banco ou fintech se enquadra melhor ao seu negócio, assim como as empresas do setor financeiro também vão conseguir oferecer os melhores serviços de acordo com o perfil de cada empresa, já que terão acesso ao histórico bancário autorizado pelo gestor da companhia. Com isso, o Open Finance oferece ao empreendedor mais opções para evoluir o seu negócio e estimula a concorrência entre as empresas do setor financeiro, que vão precisar oferecer as melhores vantagens e serviços para conquistar a confiança de uma empresa. Além disso, o Open Finance também permite a troca de informações e serviços em áreas com bastante espaço para inovações, como operações de câmbio, seguros, previdência, entre outros, sem burocratização. 

Desta forma, observamos que a evolução da agenda do Open Banking, que passou a ser intitulado Open Finance a partir da quarta fase da operação no Brasil em dezembro de 2021, assim como outras tecnologias que ajudam a impulsionar e acelerar os pequenos negócios, como o tão aguardado 5G, permitirá uma evolução no ambiente de negócios, e entregar aos clientes uma melhor experiência. É importante observar, também, que esse tipo de melhoria no ambiente de negócios do país está proporcionando uma verdadeira transformação na cultura organizacional das empresas e melhorando a qualidade de vida dos profissionais. 

Além disso, o avanço tecnológico observado atualmente tem democratizado e, muitas vezes, otimizado o crescimento de empresas de menor porte, o que aumenta a competitividade geral da economia e reduz, de certa forma, o poder das grandes companhias, com impacto positivo na geração de empregos e na eficiência microeconômica do setor financeiro. No Brasil, o micro e pequeno empreendedor são responsáveis por 54% dos empregos, e os avanços decorrentes do Open Finance devem auxiliar os pequenos negócios de forma mais ampla. 

Neste novo cenário de inovação, o empreendedor assume ainda mais o protagonismo do seu negócio, com autonomia para decidir o melhor caminho para a gestão financeira. Estamos vivenciando uma "transformação silenciosa" no mercado, através da ampliação da concorrência e de novos serviços sendo construídos e ofertados a cada dia pelos bancos, seguradoras, fintechs e outros players.  

Para o empreendedor, é importante estar atento às transformações que estão acontecendo no Brasil. As possibilidades são enormes, e há soluções digitais para todo tipo de empresa e gestão, no entanto, é essencial compreender o funcionamento do seu negócio e ficar atento às inovações disponíveis no mercado e como elas podem ajudar a prosperar o seu empreendimento. 

Marcelo Navarini, COO do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.