A Netra Tecnologia, empresa baiana de tecnologia da informação especializada no desenvolvimento de soluções corporativas, acaba de conquistar o selo CMMI (Capability Maturity Model Integration), que afere a qualidade e nível de maturidade das empresas que fabricam software, emitido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI) da universidade americana Carnegie Mellon. Ao final do processo, a empresa também ganhou o prêmio de ?Melhores Práticas? por ter desenvolvido um software de controle de projetos, o NETRA/GPS.
O processo de implantação do CMMI teve duração de dois anos. Nesse período, foram realizados investimentos de aproximadamente R$ 800 mil em treinamentos e adequação de processos. ?Qualquer empresa que ambicione o mercado externo tem que tomar esse caminho. O processo de certificação é caro e requer muito esforço interno. Se uma empresa quiser se qualificar para exportação, tem que ter esse certificado?, diz João Lourenço Botti, diretor executivo da Netra.
De acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, menos de 20 empresas, entre elas organizações de grande porte como a IBM, conquistaram o CMMI no Brasil. Na Bahia, em um setor que conta com mais de duas centenas de empresas, apenas três organizações, incluindo agora a Netra, obtiveram a qualificação. ?Com isso, o estado dá um importante passo para competir e exportar seus produtos e soluções não só para o Brasil como também para outros países?, avalia Botti, ao dizer que a empresa conquistou o CMMI nível 2 para as áreas de projeto e codificação de sua fábrica de software.
Todo o programa de melhoria de qualidade da Netra teve o suporte da Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), empresa credenciada pelo SEI e única no país habilitada a fazer avaliações com profissionais brasileiros. Botti ressalta que a Netra tem projetos mais ambiciosos e o próximo passo é obter o CMMI nível 3.