Netra obtém CMMI nível 2 para fábrica de software

0

A Netra Tecnologia, empresa baiana de tecnologia da informação especializada no desenvolvimento de soluções corporativas, acaba de conquistar o selo CMMI (Capability Maturity Model Integration), que afere a qualidade e nível de maturidade das empresas que fabricam software, emitido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI) da universidade americana Carnegie Mellon. Ao final do processo, a empresa também ganhou o prêmio de ?Melhores Práticas? por ter desenvolvido um software de controle de projetos, o NETRA/GPS.

O processo de implantação do CMMI teve duração de dois anos. Nesse período, foram realizados investimentos de aproximadamente R$ 800 mil em treinamentos e adequação de processos. ?Qualquer empresa que ambicione o mercado externo tem que tomar esse caminho. O processo de certificação é caro e requer muito esforço interno. Se uma empresa quiser se qualificar para exportação, tem que ter esse certificado?, diz João Lourenço Botti, diretor executivo da Netra.

De acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, menos de 20 empresas, entre elas organizações de grande porte como a IBM, conquistaram o CMMI no Brasil. Na Bahia, em um setor que conta com mais de duas centenas de empresas, apenas três organizações, incluindo agora a Netra, obtiveram a qualificação. ?Com isso, o estado dá um importante passo para competir e exportar seus produtos e soluções não só para o Brasil como também para outros países?, avalia Botti, ao dizer que a empresa conquistou o CMMI nível 2 para as áreas de projeto e codificação de sua fábrica de software.

Todo o programa de melhoria de qualidade da Netra teve o suporte da Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), empresa credenciada pelo SEI e única no país habilitada a fazer avaliações com profissionais brasileiros. Botti ressalta que a Netra tem projetos mais ambiciosos e o próximo passo é obter o CMMI nível 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.