Gartner: Vendas mundiais de celulares deve crescer 11% neste ano

0

As vendas mundiais de telefones celulares deve atingir 1,28 bilhão de unidades até o fim deste ano, segundo estimativas do Garnter. O volume, se confirmado, representará um crescimento de 11% em relação ao 1,15 bilhão de aparelhos comercializados no ano passado.

Neste primeiro semestre, foram vendidos no mercado mundial 294,3 milhões de telefones móveis. Para o próximo semestre, a consultoria estima que as vendas irão superar as desses primeiros seis meses do ano, chegando a cerca de 300 milhões de unidades.

Ainda de acordo com o Gartner, alguns fabricantes como Motorola e LG fizeram previsões de queda nas vendas, tomando como base a desaceleração da economia mundial. Por isso, a consultoria avalia que, apesar de o mercado estar pronto para o crescimento de dois dígitos em 2008 e 2009 (com as vendas aumentando 10,3%), a indústria ainda enfrentará desafios em algumas regiões, que devem apresentar declínio nas vendas.

O Gartner avalia, em razão desse cenários, que o crescimento das vendas de celulares dependerá cada vez do desempenho das vendas em regiões como a Europa Ocidental, Japão e América do Norte, mas também dos chamados mercado emergentes.

Na Ásia-Pacífico, por exemplo, a previsão da consultotia é que as vendas de celulares cheguem a 472,5 milhões de unidades ainda neste ano, o que representará um aumento de 17,9%, em relação a 2007.

Já na Europa Ocidental, a expectativa é que o mercado atinja 188 milhões de unidades – um decréscimo de 1,5% na comparação com o ano passado -, enquanto na América do Norte espera-se que as vendas totais cheguem a 185,7 milhões de unidades, um crescimento de 5,3% na comparação anual.

Por fim, no Japão, a previsão é que as vendas totalizem 47,7 milhões de unidades, um decréscimo de 9,1% em relação ao ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.