A Synos Technologies, empresa mineira de TI com sede , alcançou a certificação conjunta CMMI nível 3 e MPS.BR nível C, na avaliação de seus processos de software. É a primeira vez que uma empresa brasileira consegue ser avaliada simultaneamente nestes dois modelos.
O MPS.BR, sigla para Melhoria de Processos de Software Brasileiro, é um modelo de maturidade em processos de software voltado para as empresas brasileiras. Ele possui sete níveis de maturidade, organizados desde o nível G até o nível A, que é o de maior maturidade.
Já o CMMI, certificação internacional, possui 4 níveis, que vão desde o nível 2 até o nível 5, que é o de maior maturidade. Os níveis de maturidade refletem a evolução da empresa. Para cada nível, é necessário estar aderente a vários processos e cumprir diversos requisitos de qualidade.
Com a conquista destas certificações, a perspectiva da companhia é ampliar a sua atuação no mercado com um modelo baseado em inovação, tendo como foco principal ser fator de sucesso no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os seus clientes. Neste projeto, a empresa foi apoiada pela Fumsoft e ASR Consultoria (Instituições Implementadoras), e pela COPPE/UFRJ (MPS.BR) e Liveware Inc (CMMI) (Instituições Avaliadoras).
Os trabalhos de melhoria de processos continuam, com a preparação para os níveis A do MPS.BR e 5 do CMMI, além da continuidade do projeto ISO 9001:2008, que visa a certificação de toda a empresa neste modelo de qualidade, que está em fase final de implantação.
- Com honra ao mérito