Apesar do cenário promissor para investimento no mercado de ações, as pessoas ainda encontram dificuldades para encontrar informações baseadas em dados concretos, profissionais confiáveis e adoção de sistemas de educação financeira que de fato auxiliem as pessoas a aprender a investir com autonomia.
Para mudar essa situação, um grupo de jovens executivos resolveram criar a Invight, uma rede social financeira que tem objetivo de democratizar o acesso das pessoas aos investimentos de qualidade. O conceito básico do projeto é eliminar essas barreiras, tornando mais transparente e didática as informações sobre investimentos. O Invight trabalha com o storytelling, método eficiente de transmitir mensagens por meio de narrativas e recursos audiovisuais, visando criar conexões e engajar as pessoas.
"O Invight tem a missão de democratizar o acesso aos bons investimentos. Por meio da opinião de especialistas, de dados da comunidade e da possibilidade de investir em um só lugar, queremos transformar a experiência das pessoas com o mercado de investimentos", afirma Pedro Cespi, head do projeto.
O aplicativo incentiva a construção da comunidade Invight, tornando possível a conexão dos investidores para a troca de informações e experiências sobre a rede. Outra vantagem é que são gratuitas as recomendações de compras ou vendas de ativos e os conteúdos são dinâmicos em formato de vídeos curtos sobre investimentos e educação financeira. Oferece também opiniões, notícias, informações e recomendações sobre os ativos e empresas do mercado.
O Invight é gratuito, pode ser baixado nas lojas da Apple e Androird. A plataforma é agnóstica e utiliza ferramentas tecnológicas de última geração, as quais permitem que o usuário cadastrado tenha o poder de decisão para montar sua carteira. Também está aberta para que novos Early Adopters – grupo de usuários abertos à experimentação de novas tecnologias e responsável pelo fornecimento de feedbacks de melhorias de soluções e produtos – participem e contribuam para o aperfeiçoamento do app.
O aplicativo incentiva a construção da comunidade Invight, tornando possível a conexão dos investidores para a troca de informações e experiências sobre a rede. Outra vantagem é que são gratuitas as recomendações de compras ou vendas de ativos e os conteúdos são dinâmicos em formato de vídeos curtos sobre investimentos e educação financeira. Oferece também opiniões, notícias, informações e recomendações sobre os ativos e empresas do mercado.
Como funciona
Projeto que nasceu em 2021 e foi lançado no mercado em julho de 2022, o Invight é uma startup investida pelo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. A iniciativa partiu de Jessé Queres, sócio do BTG Pactual, ao identificar a existência de uma barreira na forma do mercado se comunicar com investidores de varejo.
O investidor pode assistir a um post enquanto acompanha a cotação de um ativo, o gráfico histórico ou até mesmo os detalhes de uma recomendação. Se quiser investir na oportunidade, basta dar poucos cliques.
Além disso, é possível ter acesso ao que outras pessoas pensam sobre determinado tema e no que outros usuários estão investindo. O Invight mescla recursos de outras redes sociais – como publicações, comentários e curtidas – com funcionalidades pensadas para o mundo de investimentos.
Um diferencial importante do Invight em relação aos demais portais financeiros é o fato de uma parcela expressiva de seus influenciadores ser composta por analistas de investimentos credenciados à Apimec Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais). Portanto, profissionais que obtiveram a certificação de capacitação técnica para que ofereçam segurança aos investidores. Suas recomendações são feitas com embasamento crítico e são fiscalizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que desenvolve, regula e fiscaliza o mercado de capitais. E o Invight faz a validação desses influenciadores digitais.
Creators
O modelo do Invight é baseado no conteúdo de vídeos curtos produzidos por creators independentes. A proposta é de os usuários se cadastrarem no app para terem acesso a um programa de educação financeira didático e lúdico, capaz de despertar o interesse e proporcionar uma experiência personalizada.
O aplicativo permite a conexão das pessoas a um conteúdo de qualidade para que elas possam aprender e investir em um único ambiente. Fácil de ser conectada, a plataforma digital oferece uma solução integrada ideal e permite que os produtores de conteúdo possam gerar conversas relevantes, promovendo uma conexão real com a audiência e visando engajar diferentes públicos.
Os creators são fundamentais para a geração de conteúdo do Invight. A maioria dos vídeos postados no app possui uma linguagem leve e divertida, mas ao mesmo tempo transmite informações relevantes para os seus seguidores – desde a indicação de ações de empresas com potencial de alta, como aumentar o seu patrimônio, oportunidades de ganhos no mercado, rentabilidade, opções de ativos mais atraentes, bem como discussões sobre inflação, taxas de juros e risco fiscal.
Para começar a produzir conteúdo basta apenas abrir uma conta no app e o usuário já poderá publicar seus vídeos da galeria do seu celular ou criar direto do aplicativo. As ferramentas do Invight permitem que os criadores possam explorar as várias funcionalidades exclusivas e recursos disponíveis para a produção de conteúdo com engajamento e interação com a sua audiência, tornando-se referência no mercado.
Parceria Mercado Bitcoin
A Invight acaba de fazer uma parceria como o Mercado Bitcoin pera permitir que os usuários acessem serviços relacionados a ativos digitais diretamente no Invight por meio da infraestrutura oferecida pelo MB. A operação irá oferecer aos usuários do Invight uma experiência completa e abrangente no mundo das criptomoedas, permitindo que invistam diretamente pelo aplicativo por meio da corretora e em um ambiente seguro, além do acesso a notícias, vídeos e recomendações desse mercado que já circulavam dentro da plataforma.