O acordo assinado na manhã desta quinta-feira (14) entre a Solintel e a WDC, durante a abertura do 10º Encontro de Gestores de Telecomunicações (EG), o EG Experience, facilitará acesso ao R$ 1,17 bilhão do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), liberado recentemente pelo Ministério das Comunicações (MCom). O objetivo do acordo é que a Solintel ofereça serviço de consultoria e suporte para os provedores aplicarem em projetos de melhorias de conexão à internet em escolas públicas, rurais, além de pequenas propriedades da agricultura familiar.
O acordo foi assinado por Asshaias Fellipe, presidente da Solintel, e por Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks. O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), liberado recentemente pelo Ministério das Comunicações (MCom) no valor de R$ 1,17 bilhão, O fundo pode ser acessado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou instituições financeiras credenciadas.
O recurso poderá ser investido em propostas de expansão de redes de internet fixa e móvel que contemplem escolas públicas, pequenas propriedades da agricultura familiar e regiões periféricas urbanas, dependendo dos projetos apresentados. Esta será a primeira vez que o Fundo será efetivamente utilizado em sua finalidade, após 23 anos desde a sua criação.
O acordo prevê que a empresa londrinense ajude os provedores que são seus clientes a elaborarem projetos para poderem acessar os recursos. "A Solintel sempre cooperou com a agência reguladora, que é a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], vinculada ao ministério. Então, através dessa parceria, os provedores clientes da Solintel poderão ter acesso aos recursos através dos projetos apresentados", ressalta Asshaias.