A FDA, agência americana responsável pelo controle e autorização de venda de remédios, vai exigir que os laboratórios farmacêuticos publiquem na internet as prescrições de medicamentos, nos moldes em que já é feito com as tradicionais bulas papel. De acordo com nota divulgada à imprensa pela agencia, a medida visa melhor informar o público consumidor e aperfeiçoar os métodos de segurança dos pacientes.
A nova norma, segundo a FDA, permitirá que farmacêuticos e o público em geral tenham acesso mais fácil aos produtos e às informações que constam nas bulas que vêm com as caixas de remédios e sobre todas as prescrições médicas aprovadas nos EUA pela agência.
Além de tornar mais fácil o acesso do público às informações por meio de web sites, a medida exige as prescrições sejam claras e concisas, de modo a tornar mais seguro o uso de medicamentos e os resultados dos tratamentos.
Com a medida, os laboratórios terão de submeter as prescrições, assim como já ocorre com os produtos, à chancela da FDA para receber a etiqueta SPL (structured product labeling) que comprova a acuracidade da informação e a sua conformidade com a terminologia médica, em um formato, legível e acessível.