Google desenvolve enciclopédia para rivalizar com a Wikipédia

0

O Google está desenvolvendo uma enciclopédia nos mesmos moldes da Wikipédia, um novo serviço que, assim como a enciclopédia aberta, permitirá que os usuários contribuam e editem informações sobre temas que conhecem e compartilhem seus conhecimentos.

Batizado de Google Knol (corruptela da palavra em inglês knowledge, que significa saber, conhecimento, cultura, inteligência), o serviço faz parte da estratégia da empresa de criar uma base de conhecimento de modo a tornar a sua ferramenta de buscas num poderoso repositório de conteúdo, e ampliar ainda mais a exposição e a receita com publicidade online.

A nova plataforma, que está sendo testada privativamente, vai permitir aos usuários criar páginas web com fotos e sobre os mais variados assuntos. As páginas serão criadas pelos "knols" (como a empresa se refere aos usuários da ferramenta).

A empresa disse o objetivo com a enciclopédia é incentivar os usuários da internet a compartilhar seus conhecimentos sobre uma grande variedade de temas, incluindo conceitos científicos, informações médicas, conhecimentos geográficos, acontecimentos históricos, entretenimento e como ordenar esse conhecimento. Os leitores poderão enviar comentários e perguntas, sugerir edições, classificar e rever as suas inserções.

Em um artigo no blog corporativo do Google, o vice-presidente de engenharia, Udi Manber, disse que o Knol foi criado para ser a primeira coisa que alguém que procura por determinado assunto pela primeira vez vai querer ler. O executivo, que havia sido diretor-executivo da A9, subsidiária da Amazon.com, antes de ingressar no Google no ano passado, ressaltou que a empresa não irá atuar como editora de qualquer espécie de assunto nem exercer qualquer controle sobre os conteúdos. Manber adiantou, porém, que o Google pretende inserir anúncios nessas páginas se o autor optar por fazê-lo ? nesse caso as receitas serão partilhadas com o autor.

Essa intenção gerou preocupações entre os especialistas, os quais avaliam que o Google teria interesse em promover os temas de páginas do Knol com anúncios, em detrimento das páginas da Wikipédia. Ou seja, que a empresa ordenaria as páginas de maneira a aparecerem com maior destaque do que as da Wikipédia, da mesma forma como classifica hoje as páginas da web.

Nicholas Carr, ex-editor executivo da Harvard Business Review e autor de Does IT Matter? (A TI importa?, sem tradução para o português) ? livro polêmico que causou enorme impacto no mercado de tecnologia há cerca de cinco anos ? disse não ter receios que o Google irá manipular resultados. Ele disse que o Google, por ser o mais popular site de buscas, aumentará naturalmente a exposição do Knol através dos resultados de pesquisas, desafiando a Wikipédia e proporcionando uma outra área de conteúdo que pode levar os anúncios do Google. "Eu não prevejo Google manipulando seus resultados de pesquisa para colocar páginas do Knol à frente das páginas da Wikipédia", disse ele ao The Wall Street Journal.

O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, disse permanecer indiferente à repercussão a criação do Google Knol porque pareceu-lhe que o Google vai acabar por compilar uma série de blogs em vez de uma enciclopédia confiável. Pode ser, mas, apesar de seus mais de 75 mil contribuintes ativos, 2,1 milhões de artigos em inglês e uma posição dominante nas pesquisas, a Wikipédia começa a experimentar uma enorme dor de cabeça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.