Realidade virtual: o futuro da educação?

0


Adaptação foi uma palavra-chave ao longo de 2020. Em Educação, quem já estava preparado para o ensino a distância esteve um passo à frente para enfrentar a pandemia e agora é hora de avaliar qual será o resultado para o futuro próximo. É fato que essa opção tem se mostrado comprovadamente não só ser eficaz, mas também trazer benefícios. Não é surpresa que, de acordo com uma pesquisa, encomendada pela União Nacional de Pais dos Estados Unidos, pais estão dispostos a ver as entidades de Educação desenvolverem ferramentas e metodologias novas e aprimoradas para o ensino à distância.

Usar novas tecnologias para fins pedagógicos é mais do que apenas um modismo. Constatamos que isso rapidamente vem se impondo como o futuro da educação. Na verdade, a maioria dos profissionais que atuam na área de treinamento e educação já está bem versada em vários campos, como realidade aumentada, realidade virtual, e-learning e blended learning. Embora a implementação ainda seja muito cara, há todos os motivos para acreditar que os custos cairão rapidamente e salas de aula com alta tecnologia continuarão a se desenvolver. Para chegar lá, no entanto, os gigantes da Internet – Apple, Microsoft, Facebook e Google – estão investindo maciçamente em P&D de realidade virtual, o que pode modificar de forma duradoura a forma como abordamos o treinamento e a educação.

Experiência por meio do treinamento

A integração de novas tecnologias no treinamento faz parte de um movimento mais amplo para ajudar os alunos a ganhar experiência. O objetivo é claro: desafiar as técnicas pedagógicas para desenvolver uma forma de aprendizagem mais experiencial.
Claro que essa ideia já existe há algum tempo. A chamada abordagem de aprender fazendo pode ser vista como a antecessora da aprendizagem experiencial. O conhecimento pode ser adquirido de livros – mas a experiência não. Aprender os fundamentos é uma coisa, aplicá-los a situações teóricas é outra – aplicá-los a situações da vida real, então, é ainda mais difícil.
O objetivo da aprendizagem experiencial é ajudar os alunos a aplicar o conhecimento e a criar uma experiência durante a sessão de treinamento. Na verdade, as ferramentas de realidade virtual permitem que os alunos tenham contato com uma representação mais dinâmica da realidade do que um estudo de caso tradicional. A dramatização dinâmica de papéis, ou aprendizagem situacional, pode melhorar o ensino, exigindo que os alunos resolvam problemas em um ambiente imersivo; aquele em que as consequências de cada ação podem ser testadas por tentativa e erro.

Posso ter sua atenção por favor

Qualquer educador ou treinador dirá: é difícil chamar a atenção dos alunos – com distrações vindas de telefones celulares, computadores e outros dispositivos. Consequentemente, uma guerra está sendo travada nas salas de aula em todo o mundo.

As regras do jogo mudaram; os alunos simplesmente não são os mesmos; os professores de amanhã podem lutar contra a tecnologia – ou usá-la a seu favor.

Essas tecnologias têm muitas vantagens. Elas estimulam a curiosidade, então por que não usá-las para chamar a atenção dos alunos e envolvê-los na aula? Explicar a um aluno como é uma linha de produção é uma coisa; ser capaz de mostrar a ele – por meio de óculos de realidade virtual – é uma opção totalmente diferente.

Manter a atenção dos alunos está relacionado a outro objetivo, mais pedagógico. Aqui, o aspecto envolvente e experiencial da aprendizagem pode permitir que os alunos codifiquem informações permanentemente por meio de novos canais de aprendizagem. Os alunos pensam, veem e testam suas ideias e conhecimentos imediatamente. O objetivo é chegar mais perto de situações de trabalho da vida real, que envolvem um componente emocional que muitas vezes falta em contextos de aprendizagem tradicionais.

Além disso, essas novas ferramentas permitem que os alunos se envolvam em situações altamente específicas porque elas não vêm com as mesmas restrições de tempo e custo. Por exemplo, os alunos podem mudar de um ambiente para o outro (iniciativa de arrecadação de fundos, conflito com um cliente, etc.) sem ter que sair da cadeira. O outro elemento importante é o fato de que o uso de novas tecnologias reduz o risco associado a erros em uma situação da vida real. Obviamente, as consequências negativas e positivas dos jogos de realidade virtual, por mais realistas que sejam, são apenas virtuais. Consequentemente, os usuários podem experimentar e testar novas estratégias em um ambiente sem riscos.

Treinamento personalizado

A imersão é uma oportunidade fantástica de aprendizado, mas outra vantagem dessas ferramentas é o fato de que podem ser personalizadas. Os benefícios de adaptar o ensino para o aluno individual estão bem estabelecidos; no entanto, a implementação de soluções personalizadas continua difícil.

Os professores já são direcionados a muitos caminhos distintos. A personalização geralmente é limitada grupo a grupo. Como os professores podem adaptar seu curso às pessoas quando há 40 alunos em cada classe? As novas tecnologias podem tornar esse tipo de personalização possível e, ao mesmo tempo, aumentar o tamanho das turmas em grande escala.

Além disso, o progresso de cada aluno pode ser medido, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio ritmo. As avenidas em termos de personalização são múltiplas: pode ser possível combinar métodos de ensino com estilos de aprendizagem, mesmo quando o tamanho das turmas é assustador. O monitoramento de desempenho desse tipo pode permitir que os educadores adaptem as técnicas de ensino e as velocidades de aprendizagem em tempo real.

Desafios adiante

As novas tecnologias parecem oferecer uma variedade de vantagens, mas não seria sensato vê-las como uma cura para todos os nossos infortúnios e os problemas que elas levantam devem ser enfrentados de frente.

O primeiro está ligado ao perigo de que a imersão reduza significativamente a interação entre os indivíduos, principalmente entre os alunos. Interagir com outro ser humano é muito mais enriquecedor do que interagir com um avatar. Da mesma forma, as interações com uma tela nunca substituirão de forma duradoura as interações reais. A interação aluno-professor deve ser mantida a todo custo. Um equilíbrio deve ser encontrado entre o conteúdo fornecido pela tecnologia e o ensino regular em sala de aula.

A outra limitação está relacionada ao custo desses recursos. Na verdade, as escolas precisam de infraestrutura substancial de TI e WIFI para dar suporte ao uso simultâneo dessas ferramentas que consomem muita largura de banda.

Por último, investir nessas novas tecnologias (embora os custos estejam caindo rapidamente) é financeiramente oneroso para as organizações de treinamento e educação.

O desafio de amanhã pode ser treinar professores, professores, treinadores e outros educadores para que possam se tornar mais experientes em tecnologia … ou convencê-los da utilidade de implementar tais ferramentas. Embora o futuro da educação seja brilhante, mais estudos científicos medindo a eficácia desses novos métodos precisam ser conduzidos antes que uma conclusão definitiva possa ser tirada sobre a relevância do desenvolvimento de tais soluções no ensino.

Dr. Lohyd Terrier, professor associado da EHL – Ecole hôtelière de Lausanne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.