Banco BBVA utiliza solução inspirada em computação quântica para explorar portfólio de investimentos dos clientes

0

A Fujitsu está colaborando com o BBVA, segundo maior banco da Espanha, em uma prova de conceito (PoC) de sua solução de otimização combinatório em larga escala, a Digital Annealer, de inspiração quântica. O banco quer determinar se a ferramenta pode superar as técnicas tradicionais de computação na otimização de carteiras de ativos, ajudando a minimizar os riscos e maximizar os retornos – com décadas de informações como base de dados.

O BBVA lançou uma estratégia que envolve fortalecer sua capacidade interna em torno dessa tecnologia, avaliar as diferentes ferramentas disponíveis e desenvolver provas de conceito em colaboração com centros de pesquisa, negócios tradicionais e startups. Além da otimização do portfólio, o banco quer estar na vanguarda da inovação no setor financeiro – e, por isso, os pesquisadores do BBVA também estão explorando como a tecnologia pode ser aplicada a áreas como simulação de cenários financeiros, arbitragem de moedas e processos de pontuação de crédito.

A otimização regular de carteiras é um desafio típico das instituições financeiras, uma vez que o equilíbrio para a criação de projeções para ativos individuais é uma tarefa complexa, pois existem inúmeras combinações possíveis. Por exemplo, encontrar a seleção ideal de apenas 20 ações gera o equivalente a mais de 1 quintilhão de permutações, o que torna quase impossível a utilização de um computador comum. Por isso, a otimização de portfólios tem sido de forma manual, que utiliza suposições, em vez de dados. No entanto, o Digital Annealer da Fujitsu pode mudar essa realidade, uma vez que ele foi projetado para processar problemas combinatórios complexos em apenas alguns minutos.

O projeto, que ainda está em fase experimental, já apresenta resultados vantajosos para o uso do Digital Annealer, ante as ferramentas atualmente utilizadas. O PoC entre o BBVA e a Fujitsu determinou que melhores resultados podem ser obtidos para cálculos em grande escala que envolvam mais de 100 ativos ou fatores.

Carlos Kuchkovky, chefe global de Pesquisa e Patentes do BBVA, explica: "O ecossistema de tecnologias quânticas está evoluindo muito rapidamente, e acreditamos que a colaboração com vários parceiros, públicos e privados, é fundamental para traduzir os benefícios da tecnologia em algo tangível para o setor bancário e para a sociedade em geral. Embora essa tecnologia ainda esteja em estágio inicial de desenvolvimento, seu potencial de impacto no setor já é uma realidade".

A Fujitsu já pôs em operação o Digital Annealer para resolver problemas em diversos setores – tais como identificação dos padrões de costura ideais para robôs de soldagem seguirem em uma linha de montagem automotiva; determinação das melhores rotas para caminhões de entrega; maximização do retorno do investimento para concessionárias, e, no setor farmacêutico, otimização da descoberta de novas substâncias e desenvolvimento de novos medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.