A seguradora britânica Aviva definiu um plano de transferir o staff de seus provedores de serviços terceirizados na Índia e no Sri Lanka para uma iniciativa própria, a Aviva Global Services. Os primeiros 1.600 empregados já foram absorvidos.
A previsão é que um staff de 5 mil profissionais de business process outsourcing (BPO), de três provedores de serviços, sejam transferidos para a subsidiária da seguradora ao longo deste ano.
A iniciativa visa reduzir custos, porque a Aviva deixará de arcar com as margens dos provedores de serviços, segundo Rajnish Virmani, CEO da Aviva Global Services em Bangalore.
A operação própria também dará à companhia maior agilidade na alteração ou introdução de novos processos. O plano da companhia foi desenhado em 2003, a partir de uma estratégia baseada no modelo build-operate-transfer (BOT), que determinava aos provedores de serviços a criação de grupos de profissionais dedicados ao atendimento da Aviva lhe dava a opção de absorver essas equipes.
O plano, no entanto, não inclui serviços prestados por grandes empresas indianas, como a Wipro e a Tata Consultancy Service, os quais continuarão prestando serviços à seguradora. A expectativa é que do contingente de 7.800 profissionais que devem estar prestando serviço para a Aviva, ao final de 2007, na Índia e no Sri Lanka, 2.800 sejam contratados diretamente.