Invasão do Google China se deve a falha no Internet Explorer

0

Um dos principais malware usados nos ciberataques denunciados pelo Google na terça-feira, 12, atua em decorrência de uma falha no navegador Internet Explorer, da Microsoft. Segundo texto postado no blog da McAfee na quinta-feira, 14, análise feita pela empresa aponta que uma falha no código das versões mais recentes do software da Microsoft permitiu que a ação dos hackers atingisse as empresas citadas pelo site de busca.
Segundo o diretor de tecnologia (CTO) da McAffee, George Kurtz, que assina o post, o malware em questão foi produzido especialmente para atuar dentro dessa falha no Internet Explorer. Kurtz explica que o programa funciona se "escondendo" dentro do código de programação do navegador e apaga uma função de proteção do software, transformando o computador atacado em um propagador de código malicioso. Depois de instalado, o malware abre a porta para que os hackers assumam o controle do computador.
Para Kurtz, isso explicaria muitos aspectos do ataque. Ele acredita que as pessoas passaram a clicar nos links ou arquivos porque os sistemas de defesa dos computadores, mesmo os do Google, não conseguiram identificar a infecção, já que, aparentemente, ela vinha de "fontes confiáveis". Ele especula que essas fontes confiáveis sejam pessoas com altos níveis de acesso à propriedade intelectual das empresas.
Depois de avisada pela McAfee, a Microsoft confirmou a falha no código do Internet Explorer e declarou que ela não era conhecida antes desse estudo. A fabricante de software informou que o malware só pode ter sido especialmente construído para atingir as versões do navegador que atingiu, pois nenhum dos programas maliciosos existentes seria capaz agir da forma narrada por Kurtz.
A fabricante de software informou ainda que as versões 6 para Windows 2000, 6 e 7 para Windows XP, 8 para Windows XP, Server 2003, Vista, Server 2008, Server 2008 R2 e Windows 7, foram afetadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.