Facebook anuncia ferramenta de buscas na rede social para concorrer com Google

0

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 15, o Graph Search — ou busca social —, uma nova ferramenta de buscas que funciona dentro do ambiente da rede social. Com a nova ferramenta, que estará disponível em versão beta a partir de hoje e aos poucos será aberta para todos os usuários, será possível buscar por fotos, pessoas e até profissionais. A busca é feita por meio da interpretação de palavras e sintaxe automatizadas por programação, técnica chamada de websemântica, na tradicional barra superior do site. Segundo a empresa, ele apresenta resultados prontos às dúvidas dos usuários, em vez de uma listagem de links, como acontece atualmente.

“Com a busca social você combina frases simples — por exemplo, 'meus amigos em Nova York curtem o Jay-Z' — para ver o grupo de pessoas, locais, fotos ou outro conteúdo que tenha sido compartilhado no Facebook”, explica a emrpesa em comunicado. Embora a plataforma social reforce a diferença nas buscas realizadas dentro do site daquelas feitas na “internet em geral”, quando o Graph Search falhar em entender a solicitação do usuário, o serviço responsável por apresentar os resultados será o Bing, mecanismo de buscas da Microsoft, principal concorrente do Google.

Nas palavras do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, no evento de apresentação do serviço, “os usuários do Facebook não precisarão sair da rede social para realizar buscas na web em geral”. Isso será possível por meio da extensão de um contrato de parceria feito com a Microsoft para o uso do Bing.

Por enquanto, o Graph Search está disponível apenas em inglês e para um pequeno grupo de usuários do Facebook. Publicações e ações do Open Graph, lista de ações realizadas em tempo real e exibidas no canto direito da tela quando o usuário está conectado, não estão disponíveis.

Antes do anúncio, especulava-se sobre o lançamento de um smartphone próprio ou até mesmo a integração da rede social em sistemas automotivos. Na semana passada, as ações do Facebook ultrapassaram a casa dos US$ 30 na bolsa eletrônica Nasdaq por conta dos rumores favoráveis a um produto ou serviço inovador da companhia. Por volta das 18h (horário de Brasília) desta terça, após o anúncio, os papéis tiveram desvalorização de 3%, cotados a US$ 29,95, mostrando um certo desapontamento dos investidores com o Graph Search.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.