O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden emitiu uma ordem executiva para garantir a liderança americana em inteligência artificial (IA) e garantir que a infraestrutura necessária para operações avançadas de IA — incluindo data centers de grande escala e nova infraestrutura de energia limpa — possa ser construída com velocidade e e em grande escala no país.
"A construção de infraestrutura de IA nos Estados Unidos é um imperativo de segurança nacional. À medida que as capacidades da IA crescem, também aumentam suas implicações para a segurança dos americanos. Os data centers domésticos para treinamento e operação de modelos poderosos de IA ajudarão os Estados Unidos a facilitar o desenvolvimento seguro e protegido da IA, aproveitar a IA a serviço da segurança nacional e impedir que adversários acessem sistemas em detrimento de nossos militares e da segurança nacional. Também ajudará a evitar que os Estados Unidos se tornem dependentes de outros países para acessar ferramentas poderosas de IA", diz o comunicado.
A Ordem Executiva permite uma construção de infraestrutura de IA que proteja a segurança nacional, aumente a competitividade, alimente a IA com energia limpa, aumente a segurança da IA, mantenha os preços baixos para os consumidores, demonstre maneiras responsáveis de escalar novas tecnologias e promova um ecossistema de IA competitivo.
A Ordem Executiva orienta as agências a tomarem medidas abrangentes para acelerar o desenvolvimento de infraestrutura de IA em larga escala:
O Departamento de Defesa e o Departamento de Energia alugarão locais federais para data centers de IA e instalações de energia limpa. Os locais serão selecionados com base em sua conexão com redes de energia e impacto mínimo nas comunidades e no meio ambiente.
Os desenvolvedores devem usar novas fontes de energia limpa para alimentar seus data centers de IA e arcar com todos os custos de construção e operação dos centros para garantir que os preços da eletricidade para os consumidores permaneçam inalterados. Um estudo sobre como os data centers de IA afetam os preços da eletricidade também será conduzido.
Parte da nova capacidade de infraestrutura de IA será reservada para pequenas empresas e startups.
Os projetos devem seguir altos padrões trabalhistas, pagar salários justos aos trabalhadores e priorizar o uso de semicondutores fabricados nos EUA para dar suporte à cadeia de suprimentos nacional.
Os EUA colaborarão com aliados para desenvolver infraestrutura de IA segura em todo o mundo, com foco em inovações em energia limpa.